Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4457
Título: Uma proposta de ensino do movimento oblíquo no ensino médio
Título(s) alternativo(s): A proposal of oblique motion teaching in high school
Autor(es): Martins, Mariel
Orientador(es): Laczkoswki, Ivan Marcelo
Palavras-chave: Física
Ensino - Meios auxiliares
Movimento
Física - Experiências
Physics
Teaching - Aids and devices
Motion
Physics - Experiments
Data do documento: 22-Fev-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: MARTINS, Mariel. Uma proposta de ensino do movimento oblíquo no ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.
Resumo: O estudo do movimento oblíquo é resumo contextualizado na cinemática, que por sua vez, é ramo da mecânica que estuda o movimento dos corpos, sem levar em consideração as massas ou causas do movimento. Normalmente, neste estágio de estudo, os alunos adquirem embasamento teórico observável nas mais variadas formas de aplicação do conteúdo de movimento. O objetivo principal deste trabalho foi mostrar e verificar se podemos atribuir ao movimento parabólico uma abordagem experimental, simulada e analisada com softwares educacionais. Para chegar a esta conclusão foram abordados conteúdos importantes da Física, como movimento uniforme e movimento uniformemente variado. Estes conceitos são apresentados superficialmente neste trabalho, tendo em vista que são conhecimentos prévios que o aluno já deveria ter estudado nesta componente curricular. Para atingir os objetivos, foi desenvolvida uma sequência de atividades nos quais foram apresentados: o contexto histórico da evolução do estudo do movimento parabólico; conceitos já estudados em aulas anteriores de física, em especial da cinemática; algumas situações problemas; atividades experimentais; simulação com software educacional Algodoo e observação da atividade experimental com software Tracker, ambos de livre produção. Para isso, foram utilizados, como princípios norteadores teóricos, a teoria da mediação de Vigotsky, que em síntese, relaciona aluno, objeto de estudo e professor. O produto educacional desenvolvido foi aplicado em três colégios da rede pública de ensino do Estado do Paraná, em diferentes turmas do ensino médio, e em três cidades diferentes. Os resultados obtidos indicam que esta atividade foi efetiva em promover uma melhor compreensão, por parte do aluno, com relação a este fenômeno e proporcionou participações coletivas e individuais do corpo docente envolvido, características cobiçadas em qualquer metodologia de ensino.
Abstract: The study of oblique motion is recorded in kinematics, without referring to a group of studies on the movement of bodies. This stage of study, the students must take theoretical basis; The objective of this work is to verify that we can design on the oblique approach the experimental, simulated and analyzed with educational software. For more information, it is important to have access to physics, such as uniform motion and evenly varying motion. These studies are provided in the work, having the studies are the knowledge in the organically are did the curriculum. To reach the objectives, a sequence of activities was developed that presented: the historical context of the evolution of the oblique movement; previous view, in particular of kinematics; situations problems; experimental activity; with Algodôo educational software and observations of the experimental activity with Tracker software. For this, it uses theoretical principles of the mediation theory of Vygotsky, with its relation between student, object of study and teacher. This product was applied in three public school colleges, in different high school classes, and in three different cities, which are the result of their results that are proving effective in promoting a greater relationship of the student with this phenomenon, providing collective and individual participation in student learning, characteristics coveted in any teaching methodology.
Descrição: Acompanha: Produto educacional: uma proposta de ensino do movimento oblíquo no ensino médio
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4457
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
propostaensinomovimentoobliquo.pdf7,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
propostaensinomovimentoobliquo_produto.pdf4,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.