Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4499
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorUrnauer, Simone-
dc.date.accessioned2019-10-16T19:30:43Z-
dc.date.available2019-10-16T19:30:43Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.citationURNAUER, Simone. Trabalho e educação: uma proposta de formação docente. 2019. 159 f. Dissertação ( Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4499-
dc.description.abstractThe study aims to develop and apply an educational product, which is, a professor training course that discusses the work and education relations brought to the field of Professional and Technological Education (PTE).Since, considering the changes in the world of work and the role of the State, inserted are the education workers in a process of construction, reconstruction and reflections on professor training and human training and the confrontations for education and society projects. Thereunto, the case study, from the historical materialist conception of human and social reality, has as research techniques the use of interviews and questionnaires and the Content Analysis of Bardin (2011) for data analysis and discussion. The theoretical course is based on a historical contextualization of Professional and Technological Education that walks with the trajectory of Universidade Tecnológica Federal do Paraná, because it is in this context that education will be treated in its relation with work. In the same way, the historical course of the professor training for Professional and Technological Education will be built up to the current scenario. The theoretical study and the field research carried out supported the development of the professor training proposal that, while seeks to approach and problematize labor and education relations, proposes to contribute to a humanizing and emancipatory formation, giving historical subjects an active role of action in the social, political and economic dimensions. The research results converge to the challenges assumed by the proposal that do not end with the application of the educational product, taking into account the great field of studies and disputes of Professional and Technological Education.The professor training for PTE brings its relevance in observing the specificities on the formation area of those who work in it and who compose the totality, since it is involved in social and productive relations. In this sense, such understanding finds echo in the perceptions brought by the interviewees when they ask about who is the one that forms and refer to a claimed need for professor training to be given continuously as it develops within the institutions and involves the participants in its construction. It is considered, therefore, the professor training proposal developed in this research, an effective alternative to contribute to the approximation of discussions about professional and technological education for those who work and graduate in it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProjeto de trabalhopt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectWork designpt_BR
dc.titleTrabalho e educação: uma proposta de formação docentept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO estudo tem como objetivo o desenvolvimento e a aplicação de um produto educacional, qual seja, um curso de formação para professores que discuta as relações trabalho e educação trazidas para o campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Isso porque, considerando as mudanças no mundo do trabalho e o papel do Estado, inseridos estão os trabalhadores da educação em um processo de construção, reconstrução e reflexões acerca da formação docente e da formação humana e os enfrentamentos por projetos de educação e de sociedade. Para tanto, o estudo de caso, a partir da concepção materialista-histórica da realidade humana e social, tem como técnicas de pesquisa a utilização de entrevistas e questionários, contando com a Análise de Conteúdo de Bardin (2011) para a análise e discussão dos dados. O percurso teórico se faz partindo de uma contextualização histórica da Educação Profissional e Tecnológica que caminha com a trajetória da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, pois é nesse contexto que a educação será tratada em sua relação com o trabalho. Da mesma forma, será construído o percurso histórico da formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica até o cenário atual. O estudo teórico e a pesquisa de campo realizados subsidiaram o desenvolvimento da proposta de formação docente que, ao buscar se aproximar e problematizar as relações trabalho e educação, propõe-se a contribuir para uma formação humanizadora e emancipatória, dando aos sujeitos históricos um papel ativo de atuação nas dimensões social, política e econômica. Os resultados da pesquisa convergem para os desafios assumidos pela proposta que não se encerram com a aplicação do produto educacional, haja vista o vasto campo de estudos e disputas da educação profissional e tecnológica. A formação de professores para a EPT traz sua relevância na observância das especificidades da área de formação de quem nela atua e que compõe a totalidade, pois envolvida está nas relações sociais e produtivas. Nesse sentido, tal compreensão encontra eco nas percepções trazidas pelos entrevistados ao se indagarem sobre quem forma aquele que forma e remetem a uma reivindicada necessidade de que a formação de professores se dê continuamente na medida em que se desenvolva no âmbito das instituições e que envolva os participantes em sua construção. Considera-se, pois, a proposta de formação docente desenvolvida nesta pesquisa uma alternativa eficaz ao contribuir para a aproximação de discussões acerca da educação profissional e tecnológica para quem nela atua e se forma.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4737-6745pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1682763701349629pt_BR
dc.contributor.advisor1Urbanetz, Sandra Terezinha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1967514941253300pt_BR
dc.contributor.referee1Urbanetz, Sandra Terezinha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1967514941253300pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Mércia Freire Rocha Cordeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605074118629771pt_BR
dc.contributor.referee3Moura, Dante Henrique-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1720357515433453pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IFPR_PROFEPT_D_Urnauer, Simone_2019.pdf7,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.