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Título: Gargalos e potencialidades da educação profissional, técnica e tecnológica para a implementação da política de ciência, tecnologia e inovação: caso Instituto Federal do Paraná (2012-2017)
Título(s) alternativo(s): Bottlenecks and potentialities of professional, technical and technological education for the implementation of science, technology and innovation policy: case Instituto Federal do Paraná (2012-2017)
Autor(es): Morais, Ximena Novais de
Orientador(es): Meza, Maria Lucia Figueiredo Gomes de
Palavras-chave: Ensino profissional - Paraná
Ciência e indústria
Inovações tecnológicas
Inovações educacionais
Administração pública - Estudo de casos
Administração pública - Política governamental
Professional education - Paraná (Brazil)
Science and industry
Technological innovations
Educational innovations
Public administration - Case studies
Public administration - Government policy
Data do documento: 26-Ago-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MORAIS, Ximena Novais de. Gargalos e potencialidades da educação profissional, técnica e tecnológica para a implementação da política de ciência, tecnologia e inovação: caso Instituto Federal do Paraná (2012-2017). 2019. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: As Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (PCTI) constituem um instrumento estratégico para o desenvolvimento de um país. Como qualquer outra política, entretanto, para ser efetivada faz-se necessária a interação com outras políticas. Uma das vias pelas quais uma PCTI pode ser implementada é por intermédio da política educacional vigente. O projeto de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica a partir do advento da Lei 11.892/2008 trouxe consigo a proposta de uma nova institucionalidade com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A partir do caso do Instituto Federal do Paraná, a pesquisa buscou identificar os gargalos e as potencialidades da educação profissional, técnica e tecnológica para a formação, difusão e uso da ciência, tecnologia e inovação, tendo como contexto as recentes mudanças na política para a educação profissional, datando de uma década no ano de 2018, na Lei de Inovação e as diretrizes concebidas para a ciência, tecnologia e inovação pelas políticas contemporâneas a esse período. A pesquisa justifica-se por duas razões principais: a amplitude da inserção dos IFs no território brasileiro diante do movimento de interiorização que marcou a criação dessas instituições na última década e a importância do estudo do processo de implementação e interação entre políticas públicas. A metodologia da pesquisa baseia-se no método de estudo de caso, os procedimentos metodológicos foram exploratórios e descritivos, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e aplicação de questionário, realizando análise de conteúdo. Os resultados permitiram reconhecer no plano conceitual uma maturidade na construção de políticas, interação entre as políticas e formulação de planos institucionais. No plano empírico, apesar de ser possível constatar muitos avanços durante o período de análise, porém, alguns gargalos emergem (tais como barreiras financeiras, administrativas e culturais), comprometendo o desempenho da terceira missão da instituição, em virtude da carência de relacionamento com seu entorno, justamente uma das premissas de criação dos IFs. Porém, o amadurecimento e reforço da estrutura institucional durante o período pesquisado, as potencialidades demonstradas bem como o diálogo das políticas com os objetivos da PCTI demonstram um campo propício para uma contribuição mais efetiva da educação profissional para o fortalecimento dos Sistemas Regionais de Inovação.
Abstract: The Science, Technology and Innovation Policies (STIP) constitute a strategic instrument for the development of a country. Like any other policy, however, to be effective, interaction with other policies is necessary. One of the ways in which a STIP can be implemented is through the current educational policy. The expansion project of the Federal Network of Vocational and Technological Education since the advent of Law 11892/2008 brought with it the proposal of a new institutionality with the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (FIs). Based on the case of Instituto Federal do Paraná, the study sought to identify the bottlenecks and potentialities of professional, technical and technological education for the formation, diffusion and use of science, technology and innovation, taking into account the recent changes in policy for professional education, dating from a decade in the year 2018, in the Innovation Law and the guidelines designed for science, technology and innovation by contemporary policies to that period. The research is justified by two main reasons: the amplitude of the insertion of the FIs in the Brazilian territory before the movement of interiorization that marked the creation of these institutions in the last decade and the importance of the study of the process of implementation and interaction between public policies. The research methodology is based on the case study method, the methodological procedures were exploratory and descriptive, of a qualitative nature. The data collection was done through bibliographic research, documentary research and questionnaire application, performing content analysis. The results allowed to recognize at the conceptual level a maturity in the construction of policies, interaction between policies and formulation of institutional plans. At the empirical level, although it is possible to observe many advances during the period of analysis, however, some bottlenecks emerge (such as financial, administrative and cultural barriers), compromising the performance of the institution's third mission, due to the lack of relationship with its environment, precisely one of the premises for creating IFs. However, the maturation and strengthening of the institutional structure during the period studied, the demonstrated potentialities as well as the policy dialogue with the objectives of the STIP, show a favorable field for a more effective contribution of professional education to the strengthening of the Regional Innovation Systems.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4512
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