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Título: Reformulação por paráfrase e por correção no processo de produção textual de artigo de opinião
Título(s) alternativo(s): Paraphrase and correction reformulation in the textual production process of opinion article
Autor(es): Burato, Thais Aparecida
Orientador(es): Gritti, Letícia Lemos
Palavras-chave: Paráfrase
Textos - Análise
Análise do discurso
Gêneros literários
Paraphrase
Texts - Analysis
Discourse analysis
Literary form
Data do documento: 7-Ago-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BURATO, Thais Aparecida. Reformulação por paráfrase e por correção no processo de produção textual de artigo de opinião. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: A produção de textos adequados a cada situação comunicativa possui importância indiscutível, porém nem sempre ocorre. Muitas vezes, a falta de conhecimento prévio sobre o gênero do discurso que é mais aceitável para cada momento causa falhas na comunicação. O presente trabalho trata do processo de produção textual e tem como foco o artigo de opinião, que faz parte da esfera argumentativa e possibilita ao articulista expressar seu ponto de vista. O principal objetivo foi estudar o processo de construção e reconstrução do texto, analisando cada etapa da produção. Através disso, foi possível descobrir quais as principais reformulações encontradas pelos articulistas selecionados durante os momentos de escrita. Foram analisados os artigos de opinião produzidos por alunos do terceiro ano de um colégio estadual da cidade de Pato Branco – Paraná, que participaram do curso de extensão "Oficina de leitura, escritura e reescritura de artigos de opinião”, em sua sexta edição. Para efetuar a análise foram utilizadas as teorias de Hilgert e Barros (1999), Bakhtin (2003), Lima (2013), entre outros. Além disso, foram analisadas as gravações da tela do computador feitas pelo software Screen Hunter 3.1, que permite analisar cada movimento realizado pelo articulista durante a formação. O curso teve, no total, sete encontros. O primeiro serviu para apresentação e produção de texto diagnóstico de cada aluno. Esse primeiro texto não contou com a orientação dos professores, apenas apresenta o conhecimento prévio que cada aluno possuía sobre o artigo de opinião. Nos encontros seguintes os alunos tiveram a devolutiva de seus textos e receberam orientações sobre as características do gênero do discurso estudado. A partir disso produziram outras quatro versões com o mesmo tema e um último artigo de opinião com tema diferente. Após análise dos dados foi possível perceber que a reformulação mais recorrente é a correção, sendo seguida da paráfrase, também presente em grande quantidade. Portanto, foram esses os fenômenos, baseados em Hilgert e Barros (1999), escolhidos para análise. A correção muda o rumo da argumentação e de toda a construção do texto, já a paráfrase mantém a mesma ideia, dita com palavras diferentes: quem está aprendendo a escrever o gênero artigo de opinião regula sua linguagem até alcançar um nível desejado para persuadir seu público leitor.
Abstract: The production of texts appropriate to each communicative situation has undeniable importance, but this does not always occur. Often the lack of prior knowledge about the genre of discourse that is most acceptable for each moment causes communication failures. Therefore, the present work deals with the process of textual production and focuses on the article of opinion, which is part of the argumentative sphere and enables the writer to express his point of view. The main objective was to study the process of construction and reconstruction of the text, analyzing each stage of production. Through this, it was possible to verify how the paraphrase and the correction act in the moments of writing. The articles of opinion produced by students of the third year of a state college in the city of Pato Branco – Paraná, who participated in the extension course "Workshop of reading, writing and rewriting of opinion articles" in its sixth edition were analyzed. the analysis was performed using the theories of Hilgert and Barros (1999), Bakhtin (2003), Lima (2013), among others. The first one was used to present and produce the diagnostic text of each student.This first text did not have the guidance of the teachers, it only presents the previous knowledge that each student had In the following meetings, the students had to return their texts and received guidelines on the characteristics of g Based on this, they produced four other versions with the same theme and one last opinion article with a different theme. After analyzing the data, it was possible to conclude that the most important reformulations are the correction, at times of changing the course of writing, and the paraphrase, when the article reaches a relatively stable form. Therefore, the correction changes the direction of the argumentation and of the whole construction of the text, since the paraphrase maintains the same idea dictated with different words. Anyway, anyone who is learning to write the genre of opinion articles regulates their language until they reach a desired level to persuade their readership.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4522
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