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Título: Gênero orla causo: marcas de identidade linguística do sudoeste paranaense
Título(s) alternativo(s): Oral genre anecdote: linguistic identity marks of southwest Paraná
Autor(es): Chaves, Daniele Aparecida Bueno de Lima de
Orientador(es): Santos, Marcia Andrea dos
Palavras-chave: Linguística
Análise do discurso
Análise linguística
Linguistics
Discourse analysis
Linguistic analysis (Linguistics)
Data do documento: 28-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CHAVES, Daniele Aparecida Bueno de Lima de. Gênero orla causo: marcas de identidade linguística do sudoeste paranaense. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: A presente dissertação se insere no campo dos Estudos Linguísticos, tendo Linguagem, Educação e Trabalho como linha de pesquisa. Partindo dessa corrente de estudos, e levando em conta alguns dos teóricos abordados nas disciplinas do Mestrado em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Pato Branco, aborda-se o gênero oral causo a fim de, pelo registro científico de causos coletados entre cinco contadores, habitantes de diferentes cidades, analisar como os mesmos contribuíram e contribuem para marcar a identidade linguística do sudoeste paranaense. Para tal, a pesquisa segue o método fenomenológico, sendo utilizada para a gravação dos causos a entrevista focalizada e a observação participante. Para facilitar o entendimento, este estudo se encontra dividido em quatro capítulos distintos, dando o suporte necessário para que os objetivos da pesquisa sejam atendidos. No primeiro capítulo são abordadas as bases de desenvolvimento do estudo, como surgiu o interesse de se investigar o tema, a trajetória da pesquisa, bem como a construção do problema, orientações metodológicas e algumas situações contextuais a respeito dos sujeitos de pesquisa. No capítulo II, são apresentadas as bases teóricas que norteiam a pesquisa. Primeiramente, por meio de autores como Cândido (1973), Thompson (2011), Bakhtin (2003), Bazerman (2005; 2007), Foucault (1996), Cuche (2002), Batista (2007), Santos (2010), Eagleton (2011), define-se os conceitos de cultura, gêneros discursivos, sendo também apresentadas algumas características do gênero oral causo. Em seguida, abordam-se os conceitos de linguagem, identidade e representação, alguns autores que nos servem de arcabouço teórico são Bakhtin/Volochinov (1997), Charaudeau (2000), Halbwachs (2006), Chauí (2006), Orlandi (2001; 2008), Hall (2011), Woodward (2014), Silva (2014). No Capítulo III, encontram-se as categorias de análise, as quais, por meio de fragmentos dos causos coletados e registrados, mostram as técnicas utilizadas por cada contador para criar os efeitos de verdade e possibilitar o emendar entre causos de diferentes temáticas; também são analisados algumas marcas de emoções e os temas mais recorrentes entre os causos dos cinco contadores. Nas considerações finais, é reafirmado o caráter interdisciplinar do estudo, dando ênfase às relações entre linguagem, identidade, cultura e representação, destacando as possíveis contribuições da pesquisa para a área da educação.
Abstract: The present dissertation is inserted in the Linguistic Studiesfield, having Language, Education, and Work as line of research. Starting from this study area, and taking into account the theorists approached in the curriculum of the Masters in Letters of the Federal Technological University of Paraná - Campus Pato Branco, the oral genre anecdote was collected among five dwellers of different cities, by using the scientific registry, in order to analyze how the anecdotes contributed and contribute to mark the linguistic identity of Southwest Paraná. The research follows the phenomenological method, using focused interview and participant observation for recording the anecdotes. This study is divided in four chapters, aiming at the dissertation objectives. In the first one, the bases of the study development are presented, the interest in the research theme and its trajectory, as well as the problem construction, methodological orientation, and some contextual situation regarding the research subjects. In the second chapter, the theoretical bases, which guide the research, are presented. The concepts of culture, discursive genre, including the oral genre anecdote, are introduced considering the following authors: Cândido (1973), Thompson (2011), Bakhtin (2003), Bazerman (2005; 2007), Foucault (1996), Cuche (2002), Batista (2007), Santos (2010), and Eagleton (2011). Also, the concepts of language, identity, and representation are defined based on the Bakhtin/Volochinov (1997), Charaudeau(2000),Halbwachs (2006),Chauí (2006), Orlandi (2001; 2008), Hall (2011), Woodward (2014), and Silva (2014). In chapter three, the analysis categories are presented based on the anecdote fragments, which were collected and registered. They reveal the technics used by each anecdote teller to create effects of truth, and to make possible links between anecdotes of different themes. Also, some emotion marks are examined, including the most mentioned themes among the five participants. In final considerations, the interdisciplinary features of the study are highlighted, emphasizing the relation among language, identity, culture, and representation, affirming the possible contributions of the present research to the education area.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4523
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

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