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Título: A internacionalização da educação superior no contexto da cooperação sul-sul: uma análise do programa estudantes convênio de pós-graduação (pec-pg)
Título(s) alternativo(s): Internationalization of Higher Education in the South-South Cooperation context: an analysis of the Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)
Autor(es): Kroetz, Camila
Orientador(es): Pezarico, Giovanna
Palavras-chave: Política pública - Análise
Ensino superior
Programas de intercâmbio de estudantes
Public policy - Analysis
Education, Higher
Student exchange programs
Data do documento: 6-Ago-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: KROETZ, Camila. A internacionalização da educação superior no contexto da cooperação sul-sul: uma análise do Programa Estudantes Convênio de Pós-graduação (PEC-PG). 2019. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: O presente estudo trata-se de um exercício de análise de política pública, possuindo como recorte o momento do ciclo de político de conformação da agenda decisória. O objetivo central da dissertação é analisar como o Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) se relaciona com os movimentos da internacionalização da Educação Superior, a partir da análise de políticas. Para tanto, o percurso metodológico construído para o presente estudo relaciona-se com a abordagem qualitativa, centrada em considerar a perspectiva da pesquisa descritiva. O Modelo de Múltiplos Fluxos de Kingdon é utilizado como referencial analítico. Dentre as principais considerações do estudo, observa-se que o fluxo de problemas demonstra informações relevantes a respeito da problemática da internacionalização da Educação Superior no Brasil, assim como os seus tensionamentos em relação a objetivos voltados a cooperação Sul-Sul. Em relação ao fluxo de alternativas, percebe-se destaque nas categorias de valores envolvidos e viabilidade técnica, por onde perpassa as questões relacionadas a internacionalização da Educação Superior frente ao mundo globalizado. O fluxo político, por sua vez, destaca-se por identificar momentos em que a internacionalização da Educação Superior estava sendo evidenciada mundialmente, principalmente no contexto do Brasil e de países em desenvolvimento. A partir do acoplamento dos três fluxos, percebe-se que o problema estava evidente, possuindo viabilidades técnicas e humor nacional favorável que contribuíram para a entra do Programa PEC-PG na agenda decisória.
Abstract: The present study is an exercise of public policy analysis, having as it outlines the moment of the political cycle and the resignation on the decision agenda. The main objective of the dissertation is to analyze how the Postgraduate Student Agreement Program (PEC-PG) relates to the movements of internationalization of Higher Education, based on policy analysis. Therefore, the methodological approach built for the present study is related to the qualitative approach, centered on considering the perspective of descriptive research. Kingdon's Multiple Flow Model is used as an analytical framework. Among the main considerations of the study, it is observed that the flow of problems demonstrates relevant information about the problem of internationalization of Higher Education in Brazil, as well as its tensions in relation to objectives aimed at South-South cooperation. In relation to the flow of alternatives, it is noticeable in the categories of values involved and technical feasibility, which permeates the issues related to the internationalization of higher education in the globalized world. The political flow, in turn, stands out for identifying times when the internationalization of Higher Education was being evidenced worldwide, but mainly, in the needs of Brazil and developing countries. From the coupling of the three flows, it is clear that the problem was evident, having technical feasibilities and favorable national humor that favored the entry of the PEC-PG Program into the agenda setting.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4525
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