Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4552
Título: Matemática financeira aplicada ao ensino fundamental e médio: ferramenta organizacional do orçamento doméstico
Título(s) alternativo(s): Financial mathematics applied in high school: organizational tool from domestic budget
Autor(es): Almeida, Paulo Cesar Zebediff de
Orientador(es): Martinez, André Luís Machado
Palavras-chave: Matemática financeira
Orçamento familiar
Educação financeira
Business mathematics
Home economics - Accounting
Financial literacy
Data do documento: 16-Mar-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: ALMEIDA, Paulo Cesar Zebediff de. Matemática financeira aplicada ao ensino fundamental e médio: ferramenta organizacional do orçamento doméstico. 2017. 99 fls. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Parará, Cornélio Procópio, 2017.
Resumo: O presente trabalho visa subsidiar alunos do Ensino Fundamental e Médio com conceitos da Matemática Financeira que levem a um entendimento dos mecanismos envolvidos nas mais variadas transações financeiras e também, contribuir com a formação de professores desses ciclos. No decorrer do texto aprofundou-se os conceitos básicos necessários para a compreensão da Matemática Financeira, como Progressões Aritmética e Geométrica, Juros Simples e Compostos, Operações com taxas de Juros, Séries Uniformes, Sistema de Amortização, além de assuntos referentes a Economia e Economia Doméstica. O presente trabalho apresenta também, uma oficina realizada com alunos do Ensino Fundamental e Médio, no qual foi possível verificar a defasagem dos discentes quanto aos conceitos matemáticos e desconhecimento de certos assuntos da economia doméstica. Entretanto, constatou-se que com o domínio do conteúdo e a devida contextualização por parte do professor, os alunos tiveram uma apropriação efetiva do conteúdo e compreenderam a importância de um bom planejamento das despesas familiares.
Abstract: The present work aims to support students of Elementary and Middle School with concepts of Financial Mathematics that lead to an understanding of the mechanisms involved in the most varied financial transactions and also contribute to the training of teachers of these cycles. In the course of the text, the basic concepts necessary for the understanding of Financial Mathematics, such as Arithmetic and Geometric Progressions, Simple and Compound Interest, Operations with Interest Rates, Uniform Series, Amortization System, as well as Economics and Economics Domestic. The present work also presents a workshop carried out with students from Elementary and Middle School, in which it was possible to verify the students’ discrepancy regarding mathematical concepts and ignorance of certain subjects of the domestic economy. However, it was verified that with content mastery and due contextualization on the part of the teacher, the students had an effective appropriation of the content and understood the importance of a good planning of the family expenses.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4552
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_PROFMAT_M_Almeida, Paulo Cesar Zebediff de_2017.pdf11,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.