Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/457
Título: Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas: possibilidades e limites de atuação nos arranjos produtivos locais da região sudoeste do Paraná
Autor(es): Schlemper, Alexandre Luiz
Orientador(es): Bernartt, Maria de Lourdes
Palavras-chave: Ensino técnico
Ensino profissional
Trabalho qualificado
Profissionais
Technical education
Professional education
Skilled labor
Professional employees
Data do documento: 26-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SCHLEMPER, Alexandre Luiz. Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas: possibilidades e limites de atuação nos arranjos produtivos locais da região sudoeste do Paraná. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: Em 2010, instala-se na cidade de Palmas no Paraná, um Campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), com a missão de atuação na comunidade local e regional, tendo com um dos balizadores de atuação, o suporte aos Arranjos Produtivos Locais (APL´s). Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi o de avaliar as possibilidades e limites de atuação do Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas nos Arranjos Produtivos Locais da região Sudoeste do Paraná. A pesquisa caracterizou-se como documental e de campo, exploratória. Os documentos institucionais utilizados foram a Lei n° 11.892/2008, de criação dos Institutos Federais, o Estatuto de Instituição do Instituto Federal do Paraná e a publicação Concepções e Diretrizes para Instalação dos Institutos Federais. Para a coleta de dados utilizou-se roteiro de entrevista semiestruturada com as governanças dos Arranjos Produtivos Locais (APL´s) da região Sudoeste do Paraná, no intuito de detectar a forma organizativa e cooperativa destes, bem como com empresas de cada APL visando se construir um diagnóstico setorial individual. Outro conjunto de entrevistas envolveu dirigentes de instituições de ensino técnico e profissional públicas e privadas, sendo, IFPR e sistema “S”, com o objetivo de detectar as formas de condução da educação profissional na região. O trabalho se estrutura em três partes essenciais, a primeira faz um resgate histórico da educação profissional no Brasil, desde as Escolas de Artes e Ofícios, no Período Colonial até culminar em 2008, com a instalação dos Institutos Federais. A segunda parte faz uma revisão conceitual sobre as teorias das aglomerações produtivas, chegando-se à terminologia adotada no Brasil, de Arranjos Produtivos Locais (APL´s). A terceira parte apresenta os resultados da pesquisa, na qual se identificou três Arranjos Produtivos Locais da região Sudoeste do Paraná, categorizados pelo IPARDES - confecções, móveis e software. A seguir, foi apresentado um diagnóstico individual de cada APL, com suas demandas específicas, para se avaliar as possibilidades de atuação do IFPR – Campus Palmas-PR. Além disso, avaliou-se a educação técnica e profissional na região lócus do estudo, a partir de suas instituições. Uma das conclusões evidencia uma principal deficiência, comum a todos os APL´s da região: a falta de mão de obra qualificada. Esta constatação abriria uma grande possibilidade de atuação do IFPR, se não fosse uma segunda conclusão obtida - a limitação geográfica - uma distância média de 200km entre o campus Palmas e os municípios de localização dos APL´s. Contudo, são cogitadas outras formas de suporte aos APL´s, através da pesquisa e inovação, participação nas governanças e o fomento a outras atividades econômicas locais que possuem potencial a tornarem-se APL´s.
Abstract: A new campus of Federal Institute of Paraná was implemented in 2010, in the city of Palmas, Paraná. Its local e regional mission is to provide supporting actions to local clusters (arranjos produtivos locais – APL).The objective of this research was to discuss the possibilities and limitations of the relationship between the Federal Institute of Paraná - Campus Palmas and local clusters in the southwest region of Paraná. The methodology used was exploratory, documentary and field research. The institutional documents used were Law No. 11.892/2008, which describes the creation of the Federal Institutes, the Statute of the Institution of the Federal Institute of Paraná and publication Concepts and Installation Guidelines of the Federal Institutes. For the field research, semi-structured interviews with governance’s production arrangements were used, in order to detect its organizational and cooperative form and also with the companies in each cluster (APL) to build a sectorial and individual diagnostic. Another set of interviews addressed the institutions of technical and vocational education, IFPR, "S" system and private initiative, aiming to detect forms of conducting professional education in the region. The work is structured in three essential parts. The first is a historical review of vocational education in Brazil, from the Imperial period culminating in 2008, with the installation of the Federal Institutes. The second part is a review on conceptual theories of productive clusters, reaching the terminology adopted in Brazil, local clusters (APL's). The third part presents the results of the research, where it was identified as a local production of the southwest region of Paraná, categorized by IPARDES, the arrangement of clothing, furniture and software. It then presented a diagnostic of each individual APL, with its specific demands, to evaluate the possibilities of intervention of IFPR - Campus Palmas. In a second stage, the results evaluated the technical and vocational education in the region from its institutions. One of the conclusions was that the main shortcoming common to all APL's from the region is the lack of skilled labor. This finding would open a high possibility of IFPR performance, but a second conclusion obtained from geographical limitations brings a new challenge, because it was recorded an average distance of 200km between the IFPR campus and the municipalities of APL's location, making the teaching process not viable. However, other forms are contemplated to support APL's, through research and innovation and participation in governances. Finally, the essentially quantitative method of categorization of local clusters was questioned, which prevents the analysis of a series of economic activities of lower volume, but with significant potential for social inclusion, leading role of the Federal Institutes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/457
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PPGDR_M_Schlemper, Alexandre Luiz_2013.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.