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Título: Atividades experimentais no ensino de engenharia a distância: percepções, dificuldades e possibilidades
Autor(es): Paranhos, Marcelo
Orientador(es): Leite, Álvaro Emílio
Palavras-chave: Engenharia - Estudo e ensino
Ensino à distância
Aprendizagem
Prática de ensino
Física - Estudo e ensino
Física - Experiências
Professores de engenharia
Estudantes - Atividades
Percepção
Ensino - Meios auxiliares
Ciência - Estudo e ensino
Engineering - Study and teaching
Distance education
Learning
Student teaching
Physics - Study and teaching
Physics - Experiments
Engineering teachers
Student activities
Perception
Teaching - Aids and devices
Science - Study and teaching
Data do documento: 26-Ago-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PARANHOS, Marcelo. Atividades experimentais no ensino de engenharia a distância: percepções, dificuldades e possibilidades. 2019. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O cenário de expansão da modalidade a distância e o surgimento dos cursos de engenharia na EAD resultaram em novos desafios acerca da realização de atividades experimentais nessa modalidade. Dentre os principais desafios, surge a necessidade de estudar novas estratégias pedagógicas e estruturas físicas que auxiliem os educadores na implementação de atividades experimentais longe dos muros da instituição de ensino. O presente trabalho investiga as possibilidades e as limitações relacionadas ao uso de kits didáticos experimentais em um curso de Engenharia Elétrica a distância de uma instituição de ensino superior particular com sede em Curitiba, com o objetivo de compreender quais as percepções e as dificuldades dos estudantes que realizaram essas atividades. Os resultados mostraram que as atividades experimentais realizadas a distância foram bem aceitas pelos estudantes e apresentaram indícios de que se aproximam de alguns dos objetivos que permeiam as discussões sobre o tema da experimentação na área de ensino, tais como: aumento da motivação para a aprendizagem, a melhora da compreensão dos conceitos ensinados por meio da relação entre a teoria e prática, e o estímulo da autonomia. Nesse ponto, não há indícios de que a distância entre professor e estudante seja um fator impeditivo para a realização da atividade. Todavia, a literatura da área de ensino acredita que não seja esse o principal objetivo desse tipo de atividade. Os pesquisadores apontam que o objetivo das atividades experimentais é: aproximar o estudante da ciência por meio do desenvolvimento de práticas investigativas que auxiliem o professor em uma melhor avaliação do processo de construção do conhecimento. Dentro desse contexto, percebeu-se que muitos estudantes acreditam que o papel das atividades experimentais reside meramente na constatação dos resultados teóricos por meio dos dados experimentais, o que pode ser reflexo de uma concepção pedagógica de ensino tradicional adotada no planejamento da atividade. A pesquisa também revela uma especificidade da atividade experimental realizada a distância com o uso dos kits didáticos, contrariando as expectativas dos pesquisadores em relação ao trabalho colaborativo: a maioria dos estudantes demonstrou preferência por realizar as atividades experimentais de forma individual. Espera-se que as discussões realizadas neste trabalho permitam uma aproximação inicial sobre o tema da atividade experimental na modalidade a distância e abram a possibilidade para que outros estudos possam ser realizados em pesquisas futuras, como exemplo, investigar o que os professores pensam sobre as atividades experimentais na EAD ou compreender as mudanças de percepções e dificuldades dos estudantes quando inseridos em outra abordagem pedagógica, como no contexto da atividade experimental investigativa.
Abstract: The expansion of Distance Learning and the rise of Engineering courses at ODL have resulted in new challenges regarding carrying out experimental activities within this modality. Among the main challenges there is the need for studying new pedagogic strategies and physical structures that aid educators in the implementation of experimental activities away from the walls of learning institutions. This study investigates the possibilities and the limitations related to the use of experimental didactic kits in an Electrical Engineering Distance Learning course at a private university based in Curitiba. The goal of this study is to understand what are the perceptions and difficulties of the students who carry out these activities. The results showed that the experimental activities performed at a distance were well accepted by the students and showed signs that they are close to some of the objectives that permeate the discussions on the subject of experimentation in the teaching area, such as: increased motivation for learning, improved understanding of the concepts taught through the relationship between theory and practice, and the stimulation of autonomy. At this point, there is no evidence that the distance between teacher and student is an impediment to the activity. However, the teaching literature believes that this is not the main objective of this type of activity. The researchers point out that the objective of the experimental activities is to bring the student closer to science through the development of investigative practices that help the teacher in a better evaluation of the knowledge construction process. Within this context, it was noticed that many students believe that the role of experimental activities lies merely in the verification of theoretical results through experimental data, which may reflect a pedagogical conception of traditional teaching adopted in activity planning. The research also reveals a specificity of the experimental activity performed at a distance with the use of the didactic kits, contrary to the researchers' expectations regarding the collaborative work: most students showed a preference to perform the experimental activities individually. It is hoped that the discussions held in this work will allow an initial approach on the subject of experimental activity in the distance mode and open the possibility for further studies to be carried out in future research, for instance, to investigate what teachers think about the activities in ODL or to understand students' changes in perceptions and difficulties when inserted in another pedagogical approach, for example, in the context of investigative experimental activity.
Descrição: Acompanha: Proposta de um curso sobre atividades experimentais investigativas EAD
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4597
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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