Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4601
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Clauciane Dias de-
dc.date.accessioned2019-12-10T20:01:06Z-
dc.date.available2019-12-10T20:01:06Z-
dc.date.issued2019-09-03-
dc.identifier.citationLIMA, Clauciane Dias de. Avaliação da acessibilidade aos serviços de saúde pública de regiões urbanas de Curitiba considerando o transporte público com análise de grafos e georreferenciamento. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4601-
dc.description.abstractHospital services are essential for the population of a region. The basic healthcare units (HU) considered in this work are part of public healthcare services. They aim to assist the lower income population which usually reaches these units by walking or by means of public transport. This work aims to evaluate the accessibility of Curitiba healthcare units considering neighborhoods as origins and HU as destinations. The proposed method is based on indicators to assess the accessibility of population considering: (i) offers of points close to HU, (ii) Frequency of buses and (iii) time of displacement to HU. With the distance indicator is evaluated if the health facilities are located within 500m of a bus stop. The frequency indicator measures the waiting time for a bus at stops near the US. Results show that 97% of the HU have good accessibility. The average bus waiting time at the stops is regular, but 8% of lines were rated as good (with time interval lower than 15 minutes). Finally, from the relationship between population income and neighborhood travel time to a HU within the regional area, an outlier detection model was proposed to identify the most vulnerable neighborhoods, that should be prioritized for public investment or adjustment in the transport network.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHabitação e saúde - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectSistemas de informação geográficapt_BR
dc.subjectTeoria dos grafospt_BR
dc.subjectServiços de saúde comunitária - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Simulação por computadorpt_BR
dc.subjectSensoriamento remotopt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectHousing and health - Curitiba (Brazil)pt_BR
dc.subjectUrban transportation - Curitiba (Brazil)pt_BR
dc.subjectGeographic information systemspt_BR
dc.subjectGraph theorypt_BR
dc.subjectCommunity health services - Curitiba (Brazil)pt_BR
dc.subjectUrban transportation - Computer simulationpt_BR
dc.subjectRemote sensingpt_BR
dc.subjectElectric engineeringpt_BR
dc.titleAvaliação da acessibilidade aos serviços de saúde pública de regiões urbanas de Curitiba considerando o transporte público com análise de grafos e georreferenciamentopt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of public healthcare accessibility in urban areas of Curitiba considering public transport with graph analysis and georeferencingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoOs atendimentos hospitalares são fundamentais para a população de uma região. As unidades básicas de saúde (US) analisadas nesta dissertação pertencem à rede pública e visam atender a população de menor renda que utiliza deslocamentos a pé ou por transporte público. Este trabalho tem por objetivo avaliar a acessibilidade das US da cidade de Curitiba considerando como origem os bairros de Curitiba e as US como destino. O método proposto baseia-se em indicadores para avaliar a acessibilidade da população considerando: (i) ofertas de pontos próximos às US, (ii) frequência dos ônibus e (iii) tempo de deslocamento até a US. Com o indicador distância identificam-se os pontos de ônibus localizados até 500m de uma US. O indicador frequência avalia o tempo de espera pela passagem de um ônibus nas paradas próximas às US. Os resultados mostram que 97% das US têm boa acessibilidade. O tempo médio de espera por ônibus nas paradas é regular, enquanto que apenas 8% das linhas foram classificadas como boas (com intervalo de tempo inferior a 15 minutos). Finalmente a partir da relação entre renda da população e tempo de viagem dos bairros até uma US dentro da regional, foi proposto um modelo de detecção de “outliers” para identificar os bairros com maior vulnerabilidade, que devem ser priorizados em termos de investimentos públicos ou ajustes na rede de transporte.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6938591263740452pt_BR
dc.contributor.advisor1Lüders, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5158617067991861pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gomes Junior, Luiz Celso-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370301102971417pt_BR
dc.contributor.referee1Santanchè, André-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121623021406209pt_BR
dc.contributor.referee2Lüders, Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5158617067991861pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Thiago Henrique-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9568338246493587pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CPGEI_M_Lima,_Glauciane_Dias_de_2019.pdf8,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.