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Título: Educação ambiental e a dimensão política: um estudo de caso do programa de formação de educadores ambientais da usina hidroelétrica Itaipu Binacional
Título(s) alternativo(s): Enviromental education and the political dimension: a study of the case of the environmental educators formation of the Itaipu hidroeletrical Binacional
Autor(es): Amaral, Anelize Queiroz
Orientador(es): Carvalho, Luiz Marcelo de
Palavras-chave: Educação ambiental
Parceria público-privada
Educadores - Ambientalistas
Environmental education
Public-private sector cooperation
Educators - Conservationists
Data do documento: 13-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual Paulista
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: AMARAL, Anelize Queiroz. Educação ambiental e a dimensão política: um estudo de caso do programa de formação de educadores ambientais da usina hidroelétrica Itaipu Binacional. 2017. 306 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2017.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar aspectos da dimensão política presentes no Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional na Bacia do Paráná III (BP III), e particularmente, o Programa de Formação de Educadores Ambientais (FEA), bem como mobilizar, possíveis significados e sentidos sobre a temática ambiental e a Educação Ambiental. As análises foram realizadas considerando alguns documentos produzidos pelo programa FEA e de respostas aos questionários e entrevistas semiestruturadas, com participantes do programa. Sabe-se que discussões em torno da temática ambiental se fazem presentes em diversos setores da sociedade, emergindo como um problema significativo, em nível mundial, a partir das décadas de 1960 e 1970. No referido período, ocorreram várias conferências e encontros que geraram diversos documentos, apontando para uma crise que se delineava como uma crise civilizatória e/ou do pensamento, concernente à questão ambiental. Tais discussões provocaram, à época, a emergência de um ambientalismo que passou a se manifestar por meio de ações de organizações da sociedade civil e estatais. Justamente nesse contexto, identificamos empresas privadas, estatais e de economia mista colocando-se como importantes atores para o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental. Mas, que indicadores da dimensão política podem ser mobilizados a partir da análise do Programa de Educação Ambiental, e particularmente no programa FEA em análise? Que sentidos sobre a temática ambiental e a dimensão política da Educação Ambiental podemos mobilizar a partir da análise do programa FEA e discursos dos participantes desse processo formativo? Que aspectos desses discursos mobilizados pelo programa FEA estão refletidos nos discursos dos participantes? O quanto desses discursos são refratados nos discursos desses participantes? Quais podem ser evidenciados por meio de Polêmicas Abertas (PA) e/ou Polêmicas Veladas (PV)? A partir desses sentidos mobilizados, que relação podemos estabelecer entre ação política conforme o proposto por Arendt (2014) e o processo educativo proposto nesse programa em análise? Para responder essas questões, a presente pesquisa está alicerçada na abordagem de pesquisa qualitativa, estudo de caso, e sua perspectiva teórico-metodológica está embasada na análise do discurso proposta por Bakhtin e o Círculo, buscando compreender significados e mobilizar sentidos passíveis de serem construídos em um processo dialógico com o contexto dessa região. Como principais resultados foi possível mobilizar sentidos que apontam aspectos da temática ambiental, suas causas e impactos, bem como perspectivas políticas da Educação Ambiental, apresentadas por esse programa na BP III. Podemos concluir que a ação política, conforme contribuições de Arendt, é sim possível nesse território que possui sujeitos políticos, efetivamente engajados em alguns dos municípios envolvidos. No entanto, verificamos o ocultamento do contexto histórico dessa região que foi fortemente marcado pela construção da Usina. Conflitos e injustiças socioambientais que estão sendo apaziguadas por meio de medidas mitigadoras que de certa maneira silencia os sujeitos desse território e não possibilita uma ação política, na qual os espaços públicos devem promover questionamentos acerca do atual modelo de sociedade-natureza.
Abstract: The objective of this research was to analyze aspects of the political dimension present in the Environmental Education Program of Itaipu Binacional in the Parana III Basin (BP III), and particularly the Environmental Educators Training Program (FEA), as well as to mobilize, possible meanings and senses about the environmental themes and Environmental Education. The analyzes were made considering some documents produced by the FEA program and answers to the questionnaires and semi-structured interviews, with program participants. It is known that discussions around the environmental theme are present in several sectors of society, emerging as a significant problem on a global level, starting in the 1960s and 1970s. In the referred period, several conferences and meetings ocurred that generated diverse documents, pointing to a crisis that was outlined as a crisis of civilization and / or thinking, concerning the environmental issue. Such discussions provoked, at the time, the emergence of environmentalism that began to manifest itself through the actions of civil society and state organizations. Precisely in that context that we identify private, state and mixed-economy companies by becoming important contributors to the development of Environmental Education actions. But, what indicators of the political dimension can be mobilized from the analysis of the Environmental Education Program, and particularly the FEA program under review? What ways about the environmental theme and the political dimension of Environmental Education can we mobilize from the analysis of the FEA program and the participants' discourses of that formative process? What aspects of those discourses mobilized by the FEA program are reflected in the participants' discourses? How much of those discourses are refracted in the speeches of those participants? Which can be evidenced by “Open Polemics” (OP) and / or “Veiled Polemics”(VP)? From those mobilized senses, what relationship can we establish between political action as proposed by Arendt (2014) and the educational process proposed in that program under analysis? To answer these questions, the present research is based on the qualitative research approach, study o f case, and its theoretical-methodological perspective is based on the analysis of the discourse proposed by Bakhtin and the Circle, seeking to understand meanings and mobilize senses that can be constructed in a dialogical process with the context of that region. As main results it was possible to mobilize ways that indicate aspects of the environmental theme, its causes and impacts, as well as the political perspectives of Environmental Education presented by this program in BP III. We can conclude that political action, according to Arendt's contributions, is possible in that territory that has political subjects, effectively engaged in some of the cities involved. Nevertheless, we verified the concealment of the historical context of that region that was strongly marked by the construction of the Plant. Social-environmental conflicts and injustices that are being appeased through mitigating measures that in a way silences the subjects of that territory and does not allow political action, in which public spaces must promote questionings about the current model of society-nature.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4613
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