Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKuss, Veridiana Lúcia Stachowski-
dc.date.accessioned2019-12-20T16:36:48Z-
dc.date.available2019-12-20T16:36:48Z-
dc.date.issued2015-09-30-
dc.identifier.citationKUSS, Veridiana Lúcia Stachowski. Pessoas com deficiência e o mundo do trabalho no município de Dois Vizinhos/PR. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4624-
dc.description.abstractteed and respected its peculiarities, ensuring their freedom and socially active participation. In this sense, laws and regulations that provide for the these guarantees were created. However, the effective implementation of these provisions not happened yet in full. The present study aimed to analyze how is the relationship between education and the world of work of the person with disabilities in the city of Two Neighbors / PR, taking account of the selection process, the Quota Law, duties and contributions performance its functions, school and social life process. The methodology was qualitative, through the resulting content analysis of semi-structured interviews in 05 companies with over 100 employees, 02 educational institutions and 05 people with disabilities entered the world of work. It concludes that people with disabilities are in a growing process of integration in the workplace. Companies have sought to comply with the legislation, but this does not occur in full, mainly due to lack of skilled manpower suited to the corporate segment. The people with disabilities inserted at work, for the most part, development, mechanical activities and little of reasoning, normally fulfilling its function efficiently, effectively and assiduous. The study showed that this is due: the contact with specialized educational institutions, which make the link between family, work and accessibility; the agencies worked through the registration and dissemination of vacancies; and the process of differentiated and suitable selection for people with disabilities, who have been great allies in effective insertion at work, reducing turnover and increasing the satisfaction of both the business owner and the contractor. However, the relationship business education x occurs between specialized agencies and non-regular school, except for vacancies in technical or higher level. As for the educational process, although they have suffered prejudice in mainstream education, all they said to be of great value to obtaining the formal work, personal development and autonomy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro Oestept_BR
dc.relationhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/233pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência - Emprego - Legislaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectPeople with disabilities - Employment - Law and legislationpt_BR
dc.subjectWork - Social aspectspt_BR
dc.subjectEducation - Social aspectspt_BR
dc.titlePessoas com deficiência e o mundo do trabalho no município de Dois Vizinhos/PRpt_BR
dc.title.alternativePeople with disabilities and the world of work in the municipality of Dois Vizinhos/PRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO princípio fundamental da inclusão é que todos tenham seus direitos assegurados e respeitadas suas peculiaridades, garantindo sua liberdade e participação ativa socialmente. Neste sentido, foram criadas legislações e regulamentações que preveem os essas garantias. No entanto, o cumprimento efetivo destas disposições ainda não se deu de forma plena. Assim, o presente trabalho objetivou analisar como se dá a relação entre educação e o mundo do trabalho da pessoa com deficiência no município de Dois Vizinhos/PR, fundamentando-se no processo de seleção, na Lei de Cotas, atribuições e contribuições no desempenho de suas funções, processo escolar e vida social. A metodologia utilizada foi a qualitativa, por intermédio da análise de conteúdo resultante de entrevistas semi-estruturadas realizadas em 05 empresas com mais de 100 funcionários, 02 instituições de ensino e 05 pessoas com deficiência inseridas no mundo do trabalho. Conclui-se que as pessoas com deficiência estão em um processo crescente de inserção no meio laboral. As empresas têm buscado cumprir a legislação, porém isso não ocorre na íntegra, principalmente, devido à falta de mão-de-obra adequada para o segmento empresarial. As pessoas com deficiências inseridas no trabalho desempenham, em sua grande maioria, atividades mecânicas e de pouco desenvolvimento de raciocínio, cumprindo normalmente com sua função de forma eficiente, eficaz e assídua. O estudo demonstrou que isto ocorre devido: ao contato com instituições educacionais especializadas, que fazem o elo entre família, trabalho e acessibilidade; às agências do trabalhado, através do cadastro e divulgação de vagas; e ao processo de seleção diferenciado e adequado às pessoas com deficiência, os quais têm sido grandes aliados na efetiva inserção no trabalho, diminuindo a rotatividade e aumentando a satisfação tanto do empresário como do contratado. Contudo, a relação empresa x educação ocorre entre instituições especializadas e não escola regular, exceto para vagas em nível técnico ou superior. Quanto ao processo educacional, apesar de terem sofrido preconceito no ensino regular, todos afirmaram ser de grande valia para a obtenção do trabalho formal, desenvolvimento pessoal e autonomia.pt_BR
dc.degree.localIratipt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1248-5845pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919756713849485pt_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Gilmar de Carvalho-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6626-0727pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2305518769010186pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Gilmar de Carvalho-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6626-0727pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2305518769010186pt_BR
dc.contributor.referee2Madrid, Silvia Christina de Oliveira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4531-6263pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4881148210161656pt_BR
dc.contributor.referee3Guimarães, Rafael Siqueira de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9864-9825pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2789271398653060pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Jefferson Olivatto da-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-6542-1461pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0088578024264046pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Saúde de Iratipt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitáriopt_BR
dc.publisher.initialsUNICENTROpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.subject.capesCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UNICENTRO_PPGIDC _ M_Kuss, Veridiana Lúcia Stachowski_2015.pdf440,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.