Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4647
Título: “O estranho mundo de Zé do Caixão” por R. F. Lucchetti: diálogos multimídia e hibridismo no terror brasileiro
Título(s) alternativo(s): "The strange world of Coffin Joe" by R. F. Lucchetti: multimedia and hibridism in the brazilian terror
Autor(es): Silva, José Aguiar Oliveira da
Orientador(es): Queluz, Marilda Lopes Pinheiro
Palavras-chave: Contos de terror brasileiros
Literatura e tecnologia
Ficção brasileira
Personagens literários
Contos de terror
Tecnologia
Horror tales, Brazilian
Literature and technology
Brazilian fiction
Characters and characteristics in literature
Horror tales
Technology
Data do documento: 6-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, José Aguiar Oliveira da.“O estranho mundo de Zé do Caixão” por R. F. Lucchetti: diálogos multimídia e hibridismo no terror brasileiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Entre 1967 e 1969 Mojica e Lucchetti formaram uma parceria criativa que resultou em um diálogo multimídia sem precedentes até então no país. O roteirista escreveu, sob o título de “O Estranho Mundo de Zé do Caixão” três diferentes produtos culturais: um filme, um seriado televisivo e uma série de quadrinhos. A partir da reflexão do diálogo entre as linguagens e técnicas audiovisuais com a narrativa visual dos quadrinhos, pode-se traçar de que maneira se alterou a concepção original do Zé do Caixão a partir do momento em que seu novo roteirista lhe trouxe uma nova abordagem. A análise técnica dessa convergência de mídias que permitiu ao personagem se massificar, bem como do discurso e contexto histórico-social dessas obras escritas por Lucchetti, expõe uma visão sobre a forma como o desenvolvimento tecnológico interage com atores-sociais dentro da indústria cultural. O objetivo desta dissertação é estudar como a versão do Zé do Caixão feita por Rubens Francisco Lucchetti contribuiu para sua manutenção junto ao público do gênero terror. Experiência que transcendeu esse nicho e transformou o personagem em um ícone também no imaginário popular brasileiro. Um produto cultural polêmico e contestador que encontrou sua maior reverberação multimi.
Abstract: Between 1968 and 1969 Mojica and Lucchetti formed a creative partnership that resulted in a multimedia dialog without precedent until then in this country. The screenwriter wrote under the title of "The Strange World of Coffin Joe" three different cultural products: a film, a television serial and a series of comic books. Through the reflection of the dialog between the languages and audiovisual technology with the visual narrative of comic books, you can trace that way if you have changed the original design of Coffin Joe from the moment in which his new scriptwriter brought him a new approach. Technical analysis of the convergence of media that allowed the character to massify, as well as the speech and historical context and social development of those works written by Lucchetti, sets out a vision of how technological development interacts with actors and social resources within cultural industries. The objective of this dissertation is study how the version of Coffin Joe made by Rubens Francisco Lucchetti has contributed to his maintenance with the audience of the genre of terror. Experience that transcended this niche and transformed the character into an icon also in the popular imagination. A controversial and contradict cultural product who found his greatest multimedia reverberation precisely in the conservative and repressive period of military dictatorship in Brazil.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4647
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Silva,_Jose_Aguiar_Oliveira_da.pdf16,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.