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Título: Letramento informacional para reúso de dados nas ciências sociais em ambientes virtuais de pesquisa: proposta de requisitos e competências
Título(s) alternativo(s): Information Literacy for data reuse in Social Sciences in Virtual Research Environments: proposal of requirements and competences
Autor(es): Estevão, Janete Saldanha Bach
Orientador(es): Strauhs, Faimara do Rocio
Palavras-chave: Letramento informacional
Teoria ator-rede
Ciências sociais - Pesquisa
Ciência da informação
Comunicação na ciência
Tecnologia
Information literacy
Actor-network theory
Social sciences - Research
Information science
Communication in science
Technology
Data do documento: 22-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ESTEVÃO, Janete Saldanha Bach. Letramento informacional para reúso de dados nas ciências sociais em ambientes virtuais de pesquisa: proposta de requisitos e competências. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O ambiente da pesquisa científica vem sendo impactado pelo aumento da disponibilidade de dados em acesso aberto, impulsionado principalmente pela exigência do depósito dos dados a partir de leis governamentais, de políticas de órgãos de financiamento e de mandatos de publicações científicas. Neste cenário, emergem as dificuldades dos pesquisadores na gestão dos seus próprios dados e de terceiros, principalmente em relação às questões ligadas ao reúso dos mesmos. Cada campo da Ciência traz em seu bojo uma particularidade quanto aos tipos, aos volumes e às formas de produção de dados, inerente às suas próprias particularidades científicas. Porém, esta relação de disponibilidade versus gestão de dados é mais complexa nas Ciências Sociais, cujos dados são heterogêneos e variáveis. Põe-se a lume, a partir de fontes bibliográficas, a falta de letramento informacional em reúso de dados de pesquisa por parte dos pesquisadores, o que expõe as potencialidades inexploradas de reúso dos dados já disponíveis. E, pelas lentes da Teoria Ator-Rede (TAR), ressalta-se que os dados de pesquisa são em si um ator relevante no processo da comunicação científica, pois estes alteram a forma como os pesquisadores podem produzir análises, inferências e comparações a partir do reúso dos dados disponíveis nos ambientes virtuais de pesquisa, resultando em conhecimento novo. Este trabalho propõe, portanto, a partir da perspectiva da TAR, requisitos de um ambiente virtual para o letramento informacional em dados, com as competências mínimas para o reúso de dados em Ciências Sociais. A Pesquisa é de natureza aplicada, exploratório-descritiva combinada; parte-se de um levantamento bibliográfico, empregando-se técnicas de análise de conteúdo com apoio da ferramenta NVivo para análise e exploração do material em três instâncias de investigação. Na primeira instância, compara-se (1) os quadros conceituais (frameworks) de letramento informacional em dados selecionados, identificando quais são as características comuns propostas para o reúso de dados. Na segunda, reutiliza-se (2) dados secundários de pesquisa (datasets) sobre comportamento dos pesquisadores em compartilhar e em reutilizar dados em suas próprias pesquisas, evidenciando lacunas de letramento como barreiras ao reúso. Na terceira instância, identifica-se (3) nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem de projetos selecionados, os recursos que ensinam os pesquisadores sobre reúso de dados. A partir do resultado da análise em triangulação dessas instâncias (frameworks, datasets e recursos de aprendizagem), este trabalho apresenta a proposta de 16 requisitos de um ambiente virtual para o letramento em reúso de dados contextualizadas nas disciplinas das Ciências Sociais e de 37 competências para os pesquisadores. Destacam-se como requisitos principais o acesso, a licença e o uso, e como competências essenciais as regras de acesso, os tipos de licenças e como usar os conjuntos de dados disponíveis. A validade da proposta foi testada por meio da verificação de aderência do conjunto de requisitos proposto com as melhores práticas em gestão de dados recomendadas pelo World Wide Web Consortium (W3C).
Abstract: The scientific research environment has been impacted by the increase availability of research data in open access, mainly due to the requirement of data deposit by government’s laws, funding agencies’ policies and scientific publication’s mandates. In this scenario, the researchers face difficulties in managing their own data as well as third parties’; especially in data reuse related matters. Each field of Science has its own particularities of data types, volumes and forms of data production, which is inherent to each scientific particularities. However, the relation of availability versus data management is more complex in the Social Sciences, whose data are heterogeneous and variable. Therefore, this work seeks to evidence, from bibliographical sources, the lack of researcher’s information data literacy, which exposes the untapped potential of data reuse already available. From the Actor-Network Theory (ANT) point of view, research data is itself a relevant actor in the process of scholarly communication, since they alter the way in which researchers can produce analyzes, inferences and comparisons, from data reuse available in virtual research environments, resulting in new knowledge. From an Actor-Network Theory (TAR) perspective, the research data are themselves a relevant actor in the process of scientific communication, since they alter the way researchers can produce analyzes, inferences and comparisons by reusing available data in virtual research environments, resulting in new knowledge. This work proposes, therefore, from an ANT perspective, the requirements of a virtual environment for informational data literacy, with the minimals necessary skills for data reuse in Social Sciences. The research is applied, exploratory-descriptive combined, based on a bibliographical background, and uses the NVivo analysis tool to support the content analysis techniques and material exploration into three research instances. For the first instance, it compares (1) the conceptual frameworks of information data literacy, identifying the common requirements proposed for data reuse within those frameworks. For the second instance, it reuses (2) secondary datasets about researchers' behavior in sharing and reusing data in their own research, highlighting literacy gaps as barriers to reuse. For the third instance, it identifies (3) in the Virtual Learning Environments of selected projects, what learning resources teache data literacy for reuse purposes. From the result of the triangulation analysis of these instances (frameworks, datasets and learning resources), this work presents a model of 16 requirements and 37 competences for research data reuse in the Social Sciences. Key requirements include access, licensing and use, and core competencies are access rules, license types and how to use available datasets. The validity test of the proposed model is performed by adherence checking with the best available data management recommendation practices by the World Wide Web Consortium (W3C).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4675
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

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