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dc.creatorBrisol, Francieli Madureira-
dc.date.accessioned2013-05-13T18:41:47Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBRISOL, Francieli Madureira. As políticas de recursos humanos e sua influência sobre a rotatividade de pessoal: um estudo de caso no Hospital Policlínica Pato Branco S.A. In: CONGRESSO BRASILEIRO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS, 1., 2012, Cascavel. Anais... Cascavel, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/467-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro em Gestão de Negóciospt_BR
dc.subjectRotatividade de pessoalpt_BR
dc.subjectAdministração de pessoalpt_BR
dc.subjectDepartamentos de pessoalpt_BR
dc.subjectLabor turnoverpt_BR
dc.subjectPersonnel managementpt_BR
dc.subjectPersonnel departmentspt_BR
dc.titleAs políticas de recursos humanos e sua influência sobre a rotatividade de pessoal: um estudo de caso no Hospital Policlínica Pato Branco S.A.pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta os resultados de um estudo de caso realizado em uma empresa hospitalar, a constante alteração no quadro de profissionais tem efeitos negativos sobre a empresa e sobre a própria equipe de trabalho, afetando a qualidade serviço executado. A rotatividade elevada gera oscilação dos níveis de serviços prestados, falta de senso de equipe e sobrecarga aos trabalhadores remanescentes. Além de representar demanda financeira e de tempo para a empresa, decorrente da repetição dos processos de recrutamento e seleção, treinamento, adaptação e desligamento, entre outros problemas. Considerando ainda, que a perda de pessoas significa perda de conhecimento, de capital intelectual, de inteligência, de entendimento e de domínio dos processos, perda de conexões com os clientes, de mercado e de negócios. Mediante isso, procurou-se uma abordagem diferenciada, que busca identificar os motivos da rotatividade, focando as atenções nas políticas de recursos humanos da organização, de forma global, e levando em conta as condições gerais do ambiente de trabalho em que os trabalhadores envolvidos estão inseridos. Assim, foi possível compreender, pela perspectiva dos entrevistados, que a organização em estudo não reconhece a importância da gestão de pessoas para o seu empreendimento, necessitando considerar seus colaboradores para o estabelecimento de estratégias organizacionais.pt_BR
dc.description.embargo2023-
dc.publisher.localCuritibapt_BR
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