Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Andréia Del Conte de-
dc.creatorSantos, Raimunda Fernanda dos-
dc.creatorLunardelli, Rosane Suely Alvares-
dc.creatorAlbuquerque, Maria Elizabete Baltar Carneiro de-
dc.date.accessioned2020-02-05T11:04:54Z-
dc.date.available2020-02-05T11:04:54Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.citationPAIVA, Andréia Del Conte de et al. O ensino da representação temática dos folhetos de cordel: reflexões iniciais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Portal de Conferências da UFSC, 2019. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/500. Acesso em: 04 fev. 2020.pt_BR
dc.identifier.isbn2177-3688pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4683-
dc.description.abstractCordel literature has unquestionable importance to society, as historical document, information source, entertainment, communication or scientific research. It is a literary genre, which is gaining visibility, becoming an expressive instrument in learning and teaching process in varied area of knowledge. Because of its characteristics, the range of contexts of use and the acceptation degree by many types of readers, emerges the need of organizing them. For that matter, Information Science is emphasized for include studies about tools, products and processes aimed to information thematic treatment which enable the description and informational representation with the purpose of facilitate the access of this literary genre. Therefore, the objective is to highlight the need of elaborate criteria to teach thematic representation of cordel pamphlets in Library Science courses, aiming to subsidize future librarians. By means of bibliographic study, it was observed that cordel pamphlets are texts with peculiar attributes which characteristics raise the complexity of the process, demanding actions which are different from those normally used in non-literary texts. For instance, the insertion of these pamphlets in more specific categories than those they are currently in. In addition, they have covers that present xylography, which need to be analyzed as image resources to represent the pamphlets content. Still in its initial stage, this study advocate the need of thinking about the necessity of adequate representation proceedings of informational objects from Information Science to the presented literary genre.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.relation.urihttps://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/500/772pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/about/submissions#copyrightNoticept_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectBiblioteconomia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectChapbookspt_BR
dc.subjectInformation sciencept_BR
dc.subjectLibrary educationpt_BR
dc.titleO ensino da representação temática dos folhetos de cordel: reflexões iniciaispt_BR
dc.title.alternativeTeaching thematic representation of cordel pamphlets: initial thoughtspt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.resumoA literatura de cordel possui incontestável importância para a sociedade, seja como documento histórico, fonte de informação, entretenimento, comunicação ou pesquisa científica. Trata-se de um gênero literário que, cada vez mais, vem adquirindo visibilidade, tornando-se um expressivo instrumento no processo de ensino e aprendizagem em variadas áreas do conhecimento. Devido às suas características, a gama de contextos de utilização e o grau de aceitação por variados tipos de leitores, surge à necessidade de organizá-los. Nesse sentido, evidencia-se a Ciência da Informação a qual, por intermédio do tratamento temático da informação, possibilita a descrição e a representação informacional com o intuito de viabilizar o acesso a esse gênero literário. Nesse sentido, objetivou-se ressaltar a necessidade de se elaborar critérios para o ensino da representação temática dos folhetos de cordel nos cursos de biblioteconomia com o objetivo de subsidiar os futuros bibliotecários. Por intermédio de estudo bibliográfico, observou-se que o folheto de cordel, por se tratar de textos com atributos peculiares cujas características aumentam a complexidade do processo, demandam algumas ações diferenciadas daquelas comumente realizadas em textos não literários, como por exemplo, a inserção desses folhetos em categorias mais especificas do que aquela atualmente utilizada como também a análise das capas. Ainda em sua etapa inicial, o estudo defende a necessidade de se refletir a respeito da necessidade de adequar os procedimentos de representação de objetos informacionais oriundos da Ciência da Informação ao gênero literário apresentado.pt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.citation.issue20pt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Trabalhos publicados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
representacaotematicafolhetoscordel.pdf385,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.