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dc.creatorGois, Victor Hugo dos Santos-
dc.date.accessioned2020-02-10T20:33:05Z-
dc.date.available2020-02-10T20:33:05Z-
dc.date.issued2019-08-26-
dc.identifier.citationGOIS, Victor Hugo dos Santos. Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4702-
dc.descriptionAcompanha: Atividades de modelagem matemática em livros didáticos, é possível?pt_BR
dc.description.abstractThe Mathematical Modeling, while an pedagogic alternative, allows the active participation of the students in the learning and teaching processes. Beyond that, there are several works that appoint that when the modeling is allied to the peircean semiotics facilitate the teacher to highlight meanings that the students give to the mathematical objects and, as of these perceptions, plot new strategies to the student’s learning. With that, we see a need to such pedagogic alternative to become more and more common and known to teachers that work on the different levels of education. For such, we propose an articulation between modelling and semiotics with the mathematics textbook, which is an important tool and very used by professors in the classroom. Thinking on the possibilities of these articulations, we investigated: “What situations-problem, that deal with functions that are defined by more than one sentence, present in textbooks from PNLD-2018, have the potential to be forwarded as Mathematical Modeling activities?”. For that, we analyzed High School mathematical textbooks that were approved on the National Program for Books and Didactic Material (PNLD – Plano Nacional do Livro e do Material Didático) from 2018. Starting from the analyzed activities, we planned and developed two modeling activities on 21 high school students from a State High School from Londrina and interviewed the class regent teacher. Inspired by the Grounded Theory, we exposed the codes that emerged, the analysis and categories performed from the signs identified on the development of the two activities. With that, we were able to infer that the selection of situations-problem on textbooks that can be forwarded as modeling activities must be done from themes that are close to the students’ day-today life. Beyond that, the “potential to” develop these modeling activities demands that the teacher know his students and develop an articulation with them. Lastly, we indicate the final considerations, taking in mind all the aspects of the research, beyond the description of the educational product linked to this master’s dissertation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectTeoria fundamentada em dadospt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectGrounded theorypt_BR
dc.titleLivro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulaçõespt_BR
dc.title.alternativeTextbook and mathematical modeling activities: some articulations.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Modelagem Matemática enquanto alternativa pedagógica possibilita a participação ativa dos alunos nos processos de ensino e de aprendizagem. Além disso, há diversos trabalhos que apontam que, quando a modelagem é aliada à semiótica peirceana facilita ao professor evidenciar significados que os discentes atribuem aos objetos matemáticos e, a partir dessas percepções, traçar novas estratégias para aprendizagem dos alunos. Com isso, vemos a necessidade de tal alternativa pedagógica se tornar cada vez mais comum e conhecida por professores que atuam nos diferentes níveis de ensino. Para tal, propomos uma articulação entre modelagem e semiótica com o livro didático de matemática, que é uma importante ferramenta e muito usada por docentes em sala de aula. Pensando nas possibilidades dessas articulações, investigamos: “Que situações-problema, que tratam de funções definidas por mais de uma sentença, presentes em livros didáticos do PNLD–2018 têm potencial para serem encaminhadas enquanto atividades de Modelagem Matemática?”. Para isso, analisamos livros didáticos de matemática do Ensino Médio que foram aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018. A partir das atividades analisadas, planejamos e desenvolvemos duas atividades de modelagem em uma turma de 21 alunos do Ensino Médio de um Colégio Estadual de Londrina e entrevistamos a professora regente da turma. Inspirados na Teoria Fundamentada em Dados (grounded theory) expomos os códigos que emergiram, as análises e categorias realizadas dos signos identificados no desenvolvimento das duas atividades. Com isso, pudemos inferir que a seleção de situações-problema em livros didáticos que podem ser encaminhadas como atividades de modelagem deve ser feita a partir de temas que se aproximam do cotidiano dos alunos. Além disso, o “potencial para” desenvolver essas atividades de modelagem demanda que o professor conheça seus alunos e estabeleça uma articulação com as experiências dos discentes. Por fim, indicamos as considerações finais considerando todos os aspectos da pesquisa, além da descrição do produto educacional vinculado a esta dissertação de mestrado.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8133123369343120pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812pt_BR
dc.contributor.referee2Dalto, Jader Otávio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499880434249661pt_BR
dc.contributor.referee3Rosa, Claudia Carreira da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7445744306144782pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsino de matemáticapt_BR
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