Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4704
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Meiri das Graças-
dc.date.accessioned2020-02-13T14:01:30Z-
dc.date.available2020-02-13T14:01:30Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.citationCARDOSO, Meiri das Gracas. Ensino de estatística: o estudo de conceitos potencializado pelo software RStudio. 2019. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4704-
dc.descriptionAcompanha: Mapas e contornos: caminhos para o ensino de estatística no RStudio.pt_BR
dc.description.abstractThe use of digital media is a reality in all social media, and should not be different in education. This paper presents a study regarding the use of technology to assist in statistical content, since such content is superficially addressed in the school curriculum. To modify and favor learning, the RStudio software was used. The aim of this paper is to understand the effect of RStudio software applied to statistical content and to analyze the acceptance of the program by students. The research involved 14 elementary school students from a private school in Londrina. The methodology adopted was qualitative and had a bibliographic research and a field research carried out within the school, object of study. The results indicate that the technologies can assist the students' teaching and learning process regarding the concepts of Statistics, allowing the manipulation of the data and the calculations to be facilitated. In conclusion, the results obtained showed that the use of the software provided significant improvements in student learning. However, they also point to the need for a greater number of researches that address the theme, especially regarding teacher education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEstatística - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectConceitospt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectStatistics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectConceptspt_BR
dc.subjectComputer softwarept_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.titleEnsino de estatística: o estudo de conceitos potencializado pelo software RStudiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA utilização das mídias digitais é uma realidade em todos os meios sociais, e não deveria ser diferente na Educação. Este trabalho apresenta um estudo referente ao uso da tecnologia para auxiliar nos conteúdos de estatística, uma vez, que tais conteúdos são abordados de forma superficial no currículo escolar. Para modificar e favorecer o aprendizado foi utilizado o software RStudio. O objetivo deste trabalho é compreender o efeito do software RStudio aplicado aos conteúdos de estatística e analisar a aceitação do programa por parte dos alunos. A pesquisa envolveu 14 alunos do Ensino Fundamental II de uma escola da rede particular do município de Londrina. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e contou com uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada no âmbito da escola, objeto do estudo. Os resultados indicam que as tecnologias podem auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos referente aos conceitos de Estatística, permitindo que a manipulação dos dados e os cálculos sejam facilitados. Concluindo, os resultados obtidos mostraram que a utilização do software proporcionou melhorias significativas na aprendizagem dos alunos. Entretanto, apontam também para a necessidade de um maior número de pesquisas que abordem a temática principalmente no que concerne à formação de professores.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2928-5500pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7938463378068547pt_BR
dc.contributor.advisor1Sturion, Leonardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513pt_BR
dc.contributor.referee1Sturion, Leonardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.referee2IDhttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372pt_BR
dc.contributor.referee3Reis, Marcia Cristina dos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6199-0309pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8702637805691545pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Cardoso_Meiri_das_Gracas_2019.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Cardoso_Meiri_das_Gracas_2019_1.pdf653,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons