Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4707
Título: De mãe para filha, histórias que se trançam: uma análise das narrativas sobre cabelo e feminilidades negras na literatura infanto-juvenil
Autor(es): Pisani, Patricia Adriane Elias
Orientador(es): Santos, Marinês Ribeiro dos
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil - História e crítica
Feminilidade na literatura
Negras na literatura
Penteados afro
Análise do discurso narrativo
Identidade de gênero - Aspectos sociais
Identidade social na literatura
Relações raciais na literatura
Cultura material
Tecnologia - Aspectos sociais
Children's literature - History and criticism
Femininity in literature
Women, Black, in literature
Hairdressing of Blacks
Discourse analysis, Narrative
Gender identity - Social aspects
Group identity in literature
Race relations in literature
Material culture
Technology - Social aspects
Data do documento: 19-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PISANI, Patricia Adriane Elias. De mãe para filha, histórias que se trançam: uma análise das narrativas sobre cabelo e feminilidades negras na literatura infanto-juvenil. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar as representações de feminilidades negras presentes nos livros de literatura infanto-juvenil como tecnologias de gênero constituídas em articulação com marcadores identitários de raça/etnia. Para a análise das narrativas, foram selecionados livros de literatura infanto-juvenil que apresentam meninas negras como protagonistas e que privilegiam o tema “cabelo”. A amostra prioriza os livros publicados em data posterior à Lei nº 10.639/2003, período em que a produção editorial de temática africana e afro-brasileira passa a ter maior representatividade e caracteriza-se por apresentar discursos que visam à superação da representação inferiorizada de personagens negras. Entendidos como contranarrativas, os livros são abordados a partir da concepção de que possuem qualidades políticas e materializam relações de poder. As narrativas serão problematizadas em diálogo com concepções epistemológicas interseccionais, procurando evidenciar estratégias de subversão ao racismo.
Abstract: This work aims to analyze representations of black feminities presented in children and youth literature books as gender technologies constituted in articulation with racial / ethnic identity markers. For the analysis of the narratives were selected books of children's literature that present black girls as protagonists and who favor the theme "hair". The sample prioritizes the books published after law no. 10.639 / 2003, a period in which the editorial production of African and Afro-Brazilian themes becomes more representative and is characterized by presenting discourses aimed at overcoming the inferiorized representation of black characters. Understood as counter narratives, such works are approached from the conception that the representations conveyed have political qualities and materialize power relations. The narratives are problematized in dialogue with intersectional epistemological conceptions, trying to evidence strategies of subversion to racism.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4707
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Pisani,Patricia_Adriane_Elias_2019.pdf4,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.