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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Débora Barni de-
dc.date.accessioned2020-02-17T16:30:17Z-
dc.date.available2020-02-17T16:30:17Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.citationCAMPOS, Débora Barni de. Desenvolvimento de um modelo de diagnóstico de formação de competências socioemocionais para cursos de engenharia. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4716-
dc.description.abstractIn this work, was model developed the diagnostic of the formation of soft skills for engineering courses. The guiding theoretical framework was conceived through a systematic review on the Humanities and Engineering teaching. The socio-emotional skills, defined as of greatest importance to engineers were: Problem Solving, Open Mind, Oral Communication, Written Communication, Active Listening, Reading, Foreign Language, Multiculturalism, Contact Networking, Leadership, Ethics, Professionalism, Social Responsibility, Emotions Control, Motivation, Lifelong Learning, Networking, Leadership, Ethics, Professionalism, Social Responsibility, Emotion Control, Motivation, Lifelong Learning, Self Direction, Creativity and Innovation. These desirable qualities in engineers have been found in articles in scientific databases such as Scopus, Web of Science, and Science Direct, published in high impact factor journals Through a data collection instrument developed in this thesis, questionnaires were applied to students, graduates, employers of engineers and teachers were interviewed, in order to maximize the scope of the universe that involves the formation the of mechanical engineer, from the Federal Technological University of Paraná, in the state of Paraná. Ponta Grossa campus. The Diagnostic Model was elaborated using fuzzy logic through fuzzyTECH software. From the data obtained with the application of the Model, it was concluded that employers' expectations regarding the minimum of desirable soft skills for engineers are higher than the current scenario, measured by engineers recently graduated from the most diverse institutions. On the other hand, it was observed that the perceptions of graduates and students of Mechanical Engineering of Ponta Grossa UTFPR, about their training in soft skills, coincide with the expectation of employers. Regarding the comparison of the opinion of the teachers of each area of the course, with the appreciation of the employers of engineers, it was found that not all areas have the same perception of how they are developing soft skills in their students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCompetências essenciaispt_BR
dc.subjectSistemas difusospt_BR
dc.subjectEngenharia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEngenharia e humanidadespt_BR
dc.subjectCore competenciespt_BR
dc.subjectFuzzy Systemspt_BR
dc.subjectEngineering - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEngineering and the humanitiespt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um modelo de diagnóstico de formação de competências socioemocionais para cursos de engenhariapt_BR
dc.title.alternativeDiagnostic development of a model from soft skills formation for engineering coursespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho foi desenvolvido um Modelo de diagnóstico de formação de competências socioemocionais, para os cursos de Engenharia. O referencial teórico norteador foi desenvolvido por meio da revisão bibliográfica sistemática sobre Humanidades e Ensino de Engenharia. As competências socioemocionais, concebidas como de maior importância para os engenheiros foram: Resolução de Problema, Mente Aberta, Comunicação Oral, Comunicação Escrita, Escuta Ativa, Leitura, Linguagem Estrangeira, Multiculturalidade, Rede de Contato, Liderança, Ética, Profissionalismo, Responsabilidade Social, Controle das Emoções, Motivação, Aprendizado ao Longo da Vida, Autodireção, Criatividade e Pensamento Inovador. Estas qualidades desejáveis em engenheiros foram encontradas em artigos, contidos em bases científicas de dados como Scopus, Web of Science e Science Direct, publicados em periódicos com alto fator de impacto. Por meio de um instrumento de coleta de dados desenvolvido nesta tese, foram aplicados questionários para alunos, egressos, empregadores de engenheiros e professores, com o intuito de maximizar a abrangência do universo que envolve a formação do engenheiro mecânico, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no câmpus de Ponta Grossa. O Modelo de diagnóstico foi elaborado fazendo uso da lógica fuzzy, por meio do software fuzzyTECH. Dos dados obtidos com a aplicação do Modelo concluiu-se que as expectativas dos empregadores, no que diz respeito ao mínimo de competências socioemocionais desejáveis para engenheiros, são superiores ao cenário atual, aferido em colaboradores engenheiros, recém-formados nas mais diversas instituições. Por outro lado, observou-se que as percepções dos egressos e alunos de Engenharia Mecânica da UTFPR, de Ponta Grossa, sobre suas formações em competências socioemocionais, coincidem com a expectativa dos empregadores. Quanto à comparação da opinião dos professores de cada área do curso, com a apreciação dos empregadores de engenheiros, verificou-se que nem todas as áreas têm a mesma percepção do quanto estão desenvolvendo de competências socioemocionais, nos seus alunos.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8079-4511pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1435176314663404pt_BR
dc.contributor.advisor1Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.contributor.advisor1IDhttp://orcid.org/0000-0003-4151-0843pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368459603526305pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fagundes, Alexandre Borges-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2941-1842pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1468299473819579pt_BR
dc.contributor.referee1Prata, Alvaro Toubes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2370717228259133pt_BR
dc.contributor.referee2Miranda, Idenilza Moreira de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7265-7277pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1323599863554775pt_BR
dc.contributor.referee3Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7459-3780pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516464037261848pt_BR
dc.contributor.referee4Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-0432-5182pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4964620822134669pt_BR
dc.contributor.referee5Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-4151-0843pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368459603526305pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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