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Título: Implementação de um makerspace na perspectiva STEM em séries iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Implementation of a makerspace in the STEM perspective in early grades of elementary school
Autor(es): Araujo, Thatiane Verni Lopes de
Orientador(es): Camargo Filho, Paulo Sérgio de
Palavras-chave: Makerspaces
Construtivismo (Educação)
Ciência - Estudo e ensino
Método de projeto no ensino
Prática de ensino
Constructivism (Education)
Science - Study and teaching
Project method in teaching
Student teaching
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: ARAUJO, Thatiane Verni Lopes de. Implementação de um makerspace em séries iniciais do ensino fundamental. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: Este estudo tem como finalidade investigar o processo de implementação de um Makerspace em uma escola pública do município de Londrina/PR por meio de um estudo de caso. Para atingir esse objetivo aproximamos os aportes teóricos do movimento Maker, do Ensino por investigação e suas relações com a metodologia de aprendizagem de projetos. Busca-se, com isso, determinar o impacto pedagógico de um ambiente MAKER para a aprendizagem de Ciências nos anos iniciais do ensino Fundamental. De modo específico concebemos, implementamos e acompanhamos o desenvolvimento de um ambiente Maker nos anos iniciais por meio do Design Thinking, propondo uma abordagem instrucional STEM e testando o ambiente projetado em forma de projeto piloto na rede municipal de ensino. Pretende-se também incentivar a busca por conhecimentos e habilidades que são contextualizadas ao colocar o aluno como sujeito ativo da sua própria aprendizagem e fazendo com que o professor possa se atentar a novas formas de lidar, respeitando as particularidades de cada conteúdo e, principalmente, associando ao processo de ensinar Ciência. Os dados da pesquisa foram coletados no ambiente de aplicação do produto educacional, sendo analisadas respostas de alunos e docentes da escola, caracterizando-se em uma análise qualitativa de dois grupos. Os resultados desta investigação indicam que os princípios Maker podem ser aplicados na educação científica e são perceptíveis nas atividades investigativas, em especial quando se trabalha de forma integrada o processo de ensino cooperando para o registro e sistematização da memória em longo prazo, explicando como o fazer é parte do processo do aprender. Há indícios também que a aproximação desses princípios com o ensino de investigação e projeto de aprendizagem podem gerar novas possibilidades teóricas e práticas da educação científica, permitindo ao aluno um leque de oportunidades para despertar o desejo de aprender e compreender o conteúdo abordado e levando-o a se tornar parte ativa do processo de aprendizagem.
Abstract: This study aims to investigate the process of implementing a Makerspace in a public school in Londrina/PR through a case study. To achieve this goal, we approached the theoretical contributions of the Maker movement, the Teaching by research and its relations with the Project learning methodology. It aims to determine the pedagogical impact of a Maker environment for Science learning in the early years of elementary school. Specifically, we conceived, implemented and monitored the development of a maker environment in the early years through Design Thinking, proposing a STEM instructional approach, testing the project environment as a pilot project in the municipal school system. It also intends to encourage the search for knowledge and skills that are contextualized by placing the student as an active subject of their own learning and allowing the teacher to pay attention to new ways of dealing respecting the particularities of each content and especially associating with the process of teaching Science. The research data were collected in the application environment of the educational product; responses of students and teachers of the school were analyzed, characterizing this study a qualitative analysis of two groups. The results of this investigation indicate that Maker principles can be applied in Science education and are noticeable in investigative activities especially when the teaching process is working in an integrated manner, cooperating for long-term memory registration and systematization explaining how doing is part of the learning process. There is also evidence that the approximation of these principles with research teaching and learning project can generate new theoretical and practical possibilities of science education allowing the student a range of opportunities to arouse the desire to learn and understand the content addressed and making them to become active part of learning process.
Descrição: Acompanha: Makerspace: ambiente de aprendizagem ativa; Manual de implementação para makerspace.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4749
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