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dc.creatorToldo, Letícia Cristina-
dc.date.accessioned2020-03-23T19:48:53Z-
dc.date.available2020-03-23T19:48:53Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.citationTOLDO, Letícia Cristina. A função reguladora do fenômeno da digressão em situação de autoconfrontação. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4791-
dc.description.abstractThis research comes from a continuing education action that took place through four self-confrontation sessions held with higher education professors at UTFPR (Federal Technological University of Paraná) Câmpus Pato Branco. This proposal was implemented based on the theoretical and methodological assumptions of the Clinic of Activity -developed in France by Clot (2010) and Faïta (1996) -and applied by the Research Group called “Language, Activity and Human Development” (LAD'Human). The Clinic of the activity is, according to Clot (2017, p.18) “for almost twenty years, a methodology of action to change work”. Althaus (2019, p.30) states that the Clinic while taking care of work is also taking care of the health of the professional. One of the methods by which the Clinic operates is that of self-confrontation, in which professionals assist themselves in activity. These aforementioned sessions were held with a pair of volunteer faculty members from the Mathematics Department of the Campus. From the corpus produced and transcribed according to the norms of Project NURC / SP (PRETI, 1993), the objective was to find the digressions and their categories so that it was possible to understand what is the function of this phenomenon within the conversation. Digressions are defined as a portion of conversation that may or may not be linked to the main statement, but cannot be classified as inconsistent (DASCAL, 2006). Dascal; Katriel (1979 p. 76 -92) suggestthree categories for the classification of digressions: 1) interaction-based digressions; 2) utterance-based digressions; 3) insertion sequences digressions.After categorizing, the digressions were analyzed from the perspective of the regulatory function, according to Lima (2010). According to the author, regulatory activity is a phase that transits between external activity, in this case speech, to inner activity, which is thought. Thus, this research sought to analyze not only the linguistic phenomenon of the digression, but also its function as a regulating phenomenon of thought within theutterance and clinical development of the subject who participates in an initiative of the Activity Clinic. From this research, it was possible to verify that the digressionbased on the utterance have the function of regulating the speaker's thinking and, besides, they also act as strategies used within the utterance to overcome the obstacles encountered during the conversation, ie , the digressions seek to overcome what Clot (2010) called "The hard to say."pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectDigressão (Retórica)pt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectWork - Psychological aspectspt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectDigression (Rhetoric)pt_BR
dc.titleA função reguladora do fenômeno da digressão em situação de autoconfrontaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe regulatory function of digression in the situation of autoconfrontationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é proveniente de uma ação de formação continuada que ocorreu através de quatro sessões de autoconfrontações realizadas com professores do ensino superior na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) Campus Pato Branco. Essa proposta foi implementada a partir dos pressupostos teórico metodológicos da Clínica da Atividade – desenvolvida na França por Clot (2010) e Faïta (1996) – e aplicada pelo Grupo de Pesquisa denominado “Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano” (LAD’Humano). A Clínica da atividade é, segundo Clot (2017, p.18) “há quase vinte anos, uma metodologia de ação para mudar o trabalho”. Althaus (2019, p.30) afirma que a Clínica ao mesmo tempo que está cuidando do trabalho está cuidando também da saúde do profissional. Um dos métodos pelo qual a Clínica atua é o da autoconfrontação, em que os profissionais se assistem em atividade. Essas sessões supracitadas foram realizadas com uma dupla de docentes voluntários pertencentes ao Departamento de Matemática do referido Campus. A partir do corpus produzido e transcrito de acordo com as normas do Projeto NURC/SP (PRETI, 1993), o objetivo foi encontrar as digressões e as suas categorias para que fosse possível entender qual é a função desse fenômeno dentro da conversação. As digressões são definidas como uma porção de conversa que pode ou não estar ligada ao enunciado principal, mas não podem ser classificadas como incoerentes, (DASCAL, 2006). Dascal; Katriel (1979 p. 76 - 92) nos sugerem três categorias para a classificação das digressões: 1) baseadas na interação; 2) baseadas no enunciado; 3) baseada em sequências inseridas. Após categorizadas, as digressões foram analisadas sob a ótica da função reguladora, de acordo com Lima (2010). Segundo o autor, a atividade reguladora é a fase que transita entre atividade exterior, nesse caso a fala, para atividade interior que é o pensamento. Sendo assim, esta pesquisa buscou analisar não somente o fenômeno linguístico da digressão, mas também a sua função como fenômeno regulador do pensamento dentro do enunciado e no desenvolvimento clínico do sujeito que participa de uma iniciativa da Clínica da Atividade. A partir dessa pesquisa, foi possível constatar que as digressões baseadas no enunciado possuem a função de regular o pensamento do falante e, para além disso, elas atuam também como estratégias utilizadas dentro do enunciado para superar os obstáculos encontrados durante a conversação, ou seja, as digressões buscam superar o que Clot (2010) denominou de “O difícil de dizer”.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4862-8871pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7492467761656574pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Anselmo Pereira de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1427-2165pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130455629353729pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Anselmo Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130455629353729pt_BR
dc.contributor.referee2Althaus, Dalvane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4812017870312183pt_BR
dc.contributor.referee3Teixeira, Lovania Roehrig-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8471742964516950pt_BR
dc.contributor.referee4Oliveira, Siderlene Muniz-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6396411843386149pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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