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Título: O cortiço em construção: o espaço literário em O homem e O cortiço, de Aluísio Azevedo
Autor(es): Peretto, Juliano Augusto Mezzari
Orientador(es): Menon, Maurício Cesar
Palavras-chave: Azevedo, Aluísio, 1857-1913
Literatura comparada
Literatura brasileira
Literatura - Análise
Literature, Comparative
Brazilian literature
Literature - Analysis
Data do documento: 7-Fev-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PERETTO, Juliano Augusto Mezzari. O cortiço em construção: o espaço literário em O homem e O cortiço, de Aluísio Azevedo. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
Resumo: No referido trabalho, tenciona-se analisar a construção do espaço do cortiço em duas obras do escritor Aluísio Azevedo (1857 –1913): O Homem(1887) e O Cortiço(1890). A espacialidade de ambos os romances é desenvolvida pelo autor que criou uma espécie de projeto em que ele a edifica e a torna determinante. Esse espaço que aparece em alguns romances do autor ganha destaque, principalmente,nessas duas obras, pois foi nos referidos textos que Azevedo formulou a construção do cortiço como fator influente para o desenvolvimento das narrativas. Em O Homem, esse espaço aparece tardiamente como um elemento que constitui o plano secundário do texto, mas já apresenta traços distintos do que seria projetado em seu romance posterior. Em O Cortiço, tem-se a ascensão desse espaço que é influente desde o início da narrativa,é tamanha a preponderância que a espacialidade funciona como um mediador para o enredo, provocando peripécias, caracterizando personagens e, acima de tudo, tendo poder de ação, pois ao assumir essas postulações, incumbe-sede um papel que vai além de um espaço despretensioso, assumindo protagonismo. A possibilidade deste estudo está intimamente ligada a autores que já desenvolveram pesquisas que contribuem para a formulação da pesquisa e podem ser invocados para a realização de um trabalho mais eficaz: Roberto Damatta (1985 -1986), Gilberto Freyre (1936), Gaston Bachelard (1957) e Ozíris Filho (2007) serão elencados para o entendimento das questões de espacialidade; Antônio Candido (1973 –1975),Alfredo Bosi (1970) e Antônio Coutinho (2002) fornecem a base teórica necessária para entender o contexto histórico e estilístico;Milton Marques (2000) e Jean-Yves Mérian (1988)são estudiosos da vida e da obra azevediana e, por isso, são indispensáveis para que se entenda a literatura do autor. É possível inferir, por meio da análise desses textos, que Azevedo pretendia construir um microcosmo que representasse a sociedade da época, sendo o foco de seu romance retratar um Brasil oitocentista em suas mais profundas raízes.
Abstract: In this work, it’s intend to analyze the construction of the space of ocortiço in two works of the writer Aluísio Azevedo (1857 -1913): O Homem(1887) andO Cortiço(1890). The spatiality of both novels is developed by the author who created a kind of project in which he builds it and transforms it in a protagonist character. This space that appears in somenovels of the author is highlighted, especially in these two works, because it was in these texts that Azevedo formulated the construction of o cortiço as an influential factor for the development of narratives. In O Homem this space appears belatedly as an element that constitutes the secondary plane of the text, but already has distinct features from what would be projected in his later novel. In O Cortiço, this space has been influential since the beginning of the narrative, its influence is such that spatiality assumes a protagonist role for the plot, having power of action as well as a character.The possibility of this study is closely linked to authors who have already developed studies that contribute to the formulation of the research and can be invoked for a more effective work: Roberto Damatta (1985 -1986), Gilberto Freyre (1936), Gaston Bachelard ( 1957) and Oziris Filho (2007) will be listed for the understanding of spatiality issues; Antônio Candido (1973 -1975), Alfredo Bosi (1970) andAntônio Coutinho (2002) provide the necessary theoretical basis to understand the historical and stylistic context; Milton Marques (2000) and Jean-Yves Mérian (1988) studied the life and work of Aluísio Azevedo and are indispensable for understanding the author's literature.It is possible to conclude, by analyzing these texts, that Azevedo intended to build a microcosm that represented the society of the time, and the focus of his novel is to portray a nineteenth century Brazil in depth
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4828
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