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Título: Método para a identificação de oportunidades potenciais de desenvolvimento de novos artefatos e produtos
Título(s) alternativo(s): Method for identification of potential new product development opportunities
Autor(es): Kampa, Josmael Roberto
Orientador(es): Beltrão, Paulo André de Camargo
Palavras-chave: Produtos novos - Desenvolvimento
Empreendedorismo
Inovações tecnológicas
Segmentação de mercado
Marketing
New products - Development
Entrepreneurship
Technological innovations
Market segmentation
Data do documento: 22-Fev-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KAMPA, Josmael Roberto. Método para a identificação de oportunidades potenciais de desenvolvimento de novos artefatos e produtos. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológcia Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Como um meio de obter sucesso em seus investimentos, a inovação é tanto um pré- requisito quanto um desafio para os empreendedores deste tempo. Inovar envolve gerar ofertas que tornam as preexistentes obsoletas, o que implica na criação ou reconhecimento de novas formas de diferenciação, na Identificação de Oportunidades (IO). Estas podem advir, entre outras, a partir de novas soluções ou por novos problemas a serem solucionados, sendo este um caminho menos explorado no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP). Há estudos voltados à sistematizar a IO neste sentido, mas apresentam comportamento discreto frente a abordagem intuitiva lastreada no talento individual, um recurso não unânime. Sendo a inovação sensível ao tempo, há espaço para estímulos artificiais. Deste modo, tem-se como oportunidade e questão geral de pesquisa: O que e como se deve fazer a IO (enquanto problemas) para melhor influenciar o sucesso do PDP? Tem-se como objetivo: desenvolver um método (modelo e suporte) que estimule a identificação intuitiva e/ou sistemática de oportunidades potenciais de desenvolvimento de novos artefatos e produtos enquanto problemas. Neste estudo de caráter prescritivo e de ciência do artificial foi adotada a estrutura metodológica Design Research Methodology (DRM), filosoficamente alinhada ao pragmatismo. O modelo desenvolvido é suportado por exposições textuais, esquemas, diretrizes e ferramentas integradas em um manual para autoaprendizagem. São providas distintas representações para fácil memorização e emprego próximo ao hábito contínuo. Amplia-se e simplifica-se a abordagem da qual deriva. O suporte apresenta completude e consistência interna e mostra-se aplicável nos casos demonstrados. Permite explicitar problemas para a frente de inovação (FEI) e PDP.
Abstract: As a means to succeed in their investments, innovation is both a prerequisite and a challenge for entrepreneurs of this time. Innovating involves generating offers that make the preexisting ones obsolete, which implies in the creation or recognition of new forms of differentiation, the Opportunities Identification (OI). These may be due, among other, to new solutions or new problems to be solved, which is a less explored path in the New Product Development process (NPD). There are studies aimed at systematizing OI, but present a discreet behavior in front of intuitive approaches which relies on individual talent, a non-unanimous resource. Being the innovation time sensitive, there is room for artificial stimuli to intuition. In this way, the investigation opportunity is identified and a general research question can be formulated: what and how should the OI be done to improve the success of the NPD? To answer this research has as objective: to develop a method (model and its support) that stimulates the intuitive and/or systematic identification of potential opportunities of new products development as problems. In this prescriptive and artificial science study was adopted the methodological structure Design Research Methodology (DRM), philosophically aligned with pragmatism. The developed model is supported by textual expositions, schemas, guidelines and tools integrated in a manual for self-learning. Different representations are provided for the easy memorization and close employment as a continuous habit. This simplifies the author’s previous systematic approach and broadens it with intuitive search. The current support presents completeness and internal consistency and shown applicable in the demonstrated cases. It leads to problems that can feed the Front End of Innovation (FEI) and NPD.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5038
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais

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