Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5093
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Andréa de-
dc.date.accessioned2020-07-22T19:51:50Z-
dc.date.available2020-07-22T19:51:50Z-
dc.date.issued2020-03-30-
dc.identifier.citationCARVALHO, Andréa de. O silêncio como alternativa: Hilda Hilst e o mal-estar da modernidade. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5093-
dc.description.abstractThe present study aims to discuss different possibilities of signification enabled by the silence in some of the poems by Hilda Hilst. To that end, we have chosen parts of Roteiro do Silêncio (1959) and Cantares do Sem Nome e de Partidas (1995) that seem to express more significantly the silence as part of language. Modernity has exposed mankind to a relentless feeling of misplacement. The language of silence has been implemented as a way of coping with the discontent of such an era, nevertheless, it has opened new possibilities to signify the self and the surrounding world. Therefore, the analysis of such prospect will be the core in which this paper is based on. Nonetheless, the signification established by the coexistence of the poetic persona and the other as one, through the movements of the signs conditioned by the language of silence will also support the reading and the analysis presented. Thereby, this thesis will be based on the conceptions developed, mainly, by Freud on the discontents of the mankind; by Compagnon to highlight some significant aspects of the Modernity; and, finally, Merleau-Ponty and Blanchot to discuss the silence as a fundamental component of language.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHilst, Hilda, 1930-2004 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectSilêncio na literaturapt_BR
dc.subjectDescontentamentopt_BR
dc.subjectEstética modernapt_BR
dc.subjectSemiótica e literaturapt_BR
dc.subjectCivilização moderna - Séc. XX - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Filosofiapt_BR
dc.subjectPoesia brasileirapt_BR
dc.subjectHilst, Hilda, 1930-2004 - Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectSilence in literaturept_BR
dc.subjectDiscontentpt_BR
dc.subjectAesthetics, Modernpt_BR
dc.subjectSemiotics and literaturept_BR
dc.subjectCivilization, Modern - 20th century - Social aspectspt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Philosophypt_BR
dc.subjectBrazilian poetrypt_BR
dc.titleO silêncio como alternativa: Hilda Hilst e o mal-estar da modernidadept_BR
dc.title.alternativeSilence as an alternative: Hilda Hilst and the disconten of modernitypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO trabalho a seguir tem por objetivo discutir diferentes possibilidades de significação abertas pelo silêncio em alguns dos poemas de Hilda Hilst. Tendo elegido, para tanto, poemas que consideramos mais emblemáticos dos livros Roteiro do Silêncio (1959) e Cantares do Sem Nome e de Partidas (1995). A modernidade parece ter encerrado no homem um sentimento irreconciliável consigo mesmo e com o mundo. Portanto, pensar o silêncio como maneira de lidar com o mal-estar proveniente dessa era, assim como de possibilidade de significação de si e do mundo parece ser o aspecto que mais reverbera na linguagem artística desde a modernidade, sendo, portanto, a constante que permeia o estudo aqui apresentado. Não obstante, a relação de significação estabelecida pela concomitância de vozes do eu e do outro através dos movimentos de sentido abertos pelo silêncio também será conceito-chave neste estudo. Para tanto, a leitura a ser estabelecida será baseada nas concepções desenvolvidas, principalmente, por Freud para pensar o mal-estar; Compagnon como maneira de ressaltar aspectos norteadores da modernidade; e, finalmente, Merleau-Ponty e Blanchot para discutir o silêncio como construção de linguagem.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6204-5878pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2304961084496745pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Rogério Caetano de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7757449325949159pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Cristiano de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8372496598169395pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Rogério Caetano de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7757449325949159pt_BR
dc.contributor.referee3Stroparo, Sandra Mara-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2129-1498pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6217238996446650pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
silenciohildahilstmodernidade.pdf767,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.