Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5165
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Tânia Cristina Serenini dos-
dc.date.accessioned2020-09-04T22:14:12Z-
dc.date.available2020-09-04-
dc.date.available2020-09-04T22:14:12Z-
dc.date.issued2020-04-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Tânia Cristina Serenini dos. Proposta de uma sequência didática para trabalhar gravitação universal com uma discente com transtorno do espectro autista. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5165-
dc.description.abstractThis study proposes the elaboration and investigation of the pedagogical potential of a didactic sequence involving some methodological resources for teaching of Universal Gravitation, to a student with Autistic Spectrum Disorder (ASD). This material consists of texts and videos with a historical focus, the use of TDIC as simulators and the development of models seeking insertion and contribution to the teaching-learning process. Interviews were carried out with a student who has Autism Spectrum Disorder, parents, teachers and the pedagogical team, in order to understand how the teaching-learning processes occur. The physics content was worked in the evening, concurrent with regular classes with the student of the 1st year of high school, in a public school in the city of São Tomé, State of Paraná. The material developed was applied in the second half of 2019 to a student with TEA. The data collected during the implementation of the didactic sequence showed significant changes in relation to the student's learning, which can be observed through the performance of evaluations and in the development of the activities proposed in the didactic sequence.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectGravitaçãopt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderspt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectGravitationpt_BR
dc.titleProposta de uma sequência didática para trabalhar gravitação universal com uma discente com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.title.alternativeProposal of a teaching sequence to work universal gravitation with a discent with autistic spectrum disorderpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo propõe a elaboração e investigação do potencial pedagógico de uma sequência didática envolvendo alguns recursos metodológicos para o ensino de Gravitação Universal, a uma discente com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este material é composto por textos e vídeos com enfoque histórico, utilização de TDIC como simuladores e elaboração de maquetes buscando a inserção e contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Foram realizadas entrevistas com uma discente que possui Transtorno do Espectro Autista, pais, professores e equipe pedagógica, visando compreender como ocorrem os processos de ensinoaprendizagem desta. O conteúdo de física foi trabalhado em período contraturno, concomitante as aulas regulares com a aluno do 1º ano do ensino médio, em um Colégio da rede pública de ensino do Município de São Tomé, Estado do Paraná. O material desenvolvido foi aplicado no segundo semestre de 2019, a uma aluna com o TEA. Os dados coletados durante a implementação da sequência didática apresentaram significativas mudanças em relação a aprendizagem da aluna, o que pode ser observado mediante a realização de avaliações e no desenvolvimento das atividades propostas na sequência didática.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9129-0856pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2152772180286678pt_BR
dc.contributor.advisor1Fontes, Adriana da Silva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0085-5020pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948799905374439pt_BR
dc.contributor.referee1Fontes, Adriana da Silva-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0085-5020pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948799905374439pt_BR
dc.contributor.referee2Laczkowski, Ivan Marcelo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5567-0827pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9125564173199172pt_BR
dc.contributor.referee3Pezarini, Rogério Ribeiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7496217577608849pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticaautismogravitacaouniversal.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciadidaticaautismogravitacaouniversal_produto.pdf991,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons