Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/51
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Binde, Daisy Rickli | - |
dc.creator | Silva, Eliane Cristina da | - |
dc.creator | Torino, Emanuelle | - |
dc.creator | Piconi, Larrisa Bassi | - |
dc.creator | Molinari, Mari Teresa | - |
dc.date.accessioned | 2010-08-30T18:51:07Z | - |
dc.date.available | 2010-08-30T18:51:07Z | - |
dc.date.issued | 2008-10-15 | - |
dc.identifier.citation | BINDE, Daisy Rickli et al. Mostra de Educação Ciência e Arte: caminho alternativo para a aprendizagem escolar. In: MOSTRA NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INTERDISCIPLINAR, 3., 2008, Camboriú. Anais... Camboriú: [s.n.], 2008. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/51 | - |
dc.description.abstract | A educação é capaz de transformar a realidade, para tanto, a escola deve exercer sua função que, além de transmitir idéias, valores e conhecimento, é ensinar a pensar criticamente, para isso alternativas devem ser criadas. A contemplação dos conteúdos vistos em sala de aula é fundamental, porém, muitas vezes os objetivos não são atingidos no tempo que é proposto, o que justifica a necessidade de programas extra-classe. Neste sentido, a Mostra de Educação Ciência e Arte (MECA) foi idealizada objetivando realizar um trabalho que se configurasse de modo diferenciado das tradicionais feiras de ciências, não visando a reprodução de conhecimento, mas a construção, o desenvolvimento e a transformação do mesmo. Proporcionando espaço para que os alunos desenvolvam o comportamento investigativo, descobrindo as relações entre fatores, familiarizando-se com o ambiente científico, as formas de conhecimento e a linguagem. A iniciação científica instrumentaliza os alunos a enxergarem eventos por meio de diferentes perspectivas, que permitem a eles perceber o conhecimento como um processo dinâmico e não fragmentado, encorajado pelo trabalho interdisciplinar. A realização deste projeto possibilitou a motivação pela pesquisa científica e o estreitamento dos laços entre a escola e a família dos alunos. Este é o primeiro passo no sentido de atingir os objetivos propostos, já que a trajetória a percorrer é longa e contínua. Esta iniciativa se concretiza em umas das alternativas para uma educação que tenha como foco principal o aluno que queremos formar, emancipado, crítico e consciente de seu papel na sociedade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar | pt_BR |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Iniciação científica | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Scientific activities | pt_BR |
dc.title | Mostra de Educação Ciência e Arte: caminho alternativo para a aprendizagem escolar | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.publisher.local | Apucarana | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PCS - Trabalhos publicados em Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MICTI_Binde, Daisy Rickli_2008.pdf | 147,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.