Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/51
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBinde, Daisy Rickli-
dc.creatorSilva, Eliane Cristina da-
dc.creatorTorino, Emanuelle-
dc.creatorPiconi, Larrisa Bassi-
dc.creatorMolinari, Mari Teresa-
dc.date.accessioned2010-08-30T18:51:07Z-
dc.date.available2010-08-30T18:51:07Z-
dc.date.issued2008-10-15-
dc.identifier.citationBINDE, Daisy Rickli et al. Mostra de Educação Ciência e Arte: caminho alternativo para a aprendizagem escolar. In: MOSTRA NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INTERDISCIPLINAR, 3., 2008, Camboriú. Anais... Camboriú: [s.n.], 2008.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/51-
dc.description.abstractA educação é capaz de transformar a realidade, para tanto, a escola deve exercer sua função que, além de transmitir idéias, valores e conhecimento, é ensinar a pensar criticamente, para isso alternativas devem ser criadas. A contemplação dos conteúdos vistos em sala de aula é fundamental, porém, muitas vezes os objetivos não são atingidos no tempo que é proposto, o que justifica a necessidade de programas extra-classe. Neste sentido, a Mostra de Educação Ciência e Arte (MECA) foi idealizada objetivando realizar um trabalho que se configurasse de modo diferenciado das tradicionais feiras de ciências, não visando a reprodução de conhecimento, mas a construção, o desenvolvimento e a transformação do mesmo. Proporcionando espaço para que os alunos desenvolvam o comportamento investigativo, descobrindo as relações entre fatores, familiarizando-se com o ambiente científico, as formas de conhecimento e a linguagem. A iniciação científica instrumentaliza os alunos a enxergarem eventos por meio de diferentes perspectivas, que permitem a eles perceber o conhecimento como um processo dinâmico e não fragmentado, encorajado pelo trabalho interdisciplinar. A realização deste projeto possibilitou a motivação pela pesquisa científica e o estreitamento dos laços entre a escola e a família dos alunos. Este é o primeiro passo no sentido de atingir os objetivos propostos, já que a trajetória a percorrer é longa e contínua. Esta iniciativa se concretiza em umas das alternativas para uma educação que tenha como foco principal o aluno que queremos formar, emancipado, crítico e consciente de seu papel na sociedade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofMostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinarpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectScientific activitiespt_BR
dc.titleMostra de Educação Ciência e Arte: caminho alternativo para a aprendizagem escolarpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.publisher.localApucaranapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Trabalhos publicados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MICTI_Binde, Daisy Rickli_2008.pdf147,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.