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dc.creatorSchneider, Paulo Sérgio-
dc.date.accessioned2020-09-25T21:08:46Z-
dc.date.available2020-09-25T21:08:46Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationSCHNEIDER, Paulo Sérgio. Sistema de avaliação de capacidade dinâmica do membro inferior. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5202-
dc.description.abstractThe present work presents a proposal of a biomedical equipment capable of expose subjects to movements similar to car braking and acquiring information such as the response time and the effort made by lower limbs of patients. Especially after rehabilitation of knee injuries, the evaluation of these parameters can be used to monitor their recovery. This research project aims to collaborate with the formation of a protocol that identifies whether the patient is able to safely drive and brake or even be released for sport activities after treatment of injuries to the right knee. The choice of braking movement is given because it is an activity that can prevent accidents where, in addition to new injuries to the driver, other people could be victimized. An equipment similar to a car cockpit has been developed. It has been equipped with sensors to detect some movement characteristics and visual indicators, used to stimulate the user to perform a simulated emergency braking. The mechanical effort made by the user is applied to a pedal, coupled to a mechanical system and connected to a load cell. The electrical signal is then amplified and acquired by a microcontrolled system. From the acquired data, time force diagrams can be presented. Satisfactory results compatible with those generated in real braking have been obtained, indicating the possibility of using the proposed system to check the braking effort.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJoelhos - Tratamentopt_BR
dc.subjectPernas - Movimentospt_BR
dc.subjectLigamentos (Anatomia)pt_BR
dc.subjectDispositivos de treinamento simuladopt_BR
dc.subjectJoelhos - Simulação por computadorpt_BR
dc.subjectKnee - Treatmentpt_BR
dc.subjectLeg - Movementspt_BR
dc.subjectLigamentspt_BR
dc.subjectSynthetic training devicespt_BR
dc.subjectKnee - Computer simulationpt_BR
dc.titleSistema de avaliação de capacidade dinâmica do membro inferiorpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation system of dynamic capacity of the lower limbpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma proposta de equipamento biomédico capaz de submeter sujeitos a movimentos similares aos de frenagem de automóveis e adquirir informações como o tempo de resposta e o esforço realizado por membros inferiores de pacientes. Especialmente após reabilitação de lesão do joelho, a avaliação destes parâmetros pode ser utilizada para o acompanhamento de sua recuperação. Este projeto de pesquisa procura colaborar com a formação de um protocolo que identifique se o paciente está apto a dirigir e realizar frenagens com segurança ou até ser liberado para práticas esportivas após tratamento de lesões no joelho direito. A escolha de frenagem se dá porque é uma atividade que pode evitar acidentes onde, além de novas lesões ao condutor, outras pessoas poderiam ser vitimadas. Desenvolveu-se um equipamento semelhante a um cockpit de um automóvel, dotado de sensores para detectar algumas características do movimento e de indicadores visuais, utilizados para estimular o usuário a realizar a frenagem de emergência simulada. O esforço mecânico realizado pelo usuário é aplicado ao pedal, acoplado a um sistema mecânico e conectado a uma célula de carga. O sinal elétrico é então amplificado e adquirido por um sistema microcontrolado. A partir dos dados adquiridos, diagramas de força pelo tempo podem ser apresentados. Chegou-se a resultados satisfatórios e compatíveis com os gerados em frenagens reais, indicando a possibilidade da utilização do sistema proposto para a verificação de esforço de frenagem.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2991-153Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8815670505471966pt_BR
dc.contributor.advisor1Schneider, Fábio Kurt-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1463591813823167pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Hara, Marcos Santos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8070220022292930pt_BR
dc.contributor.referee1Matsumi, Carlos Toshiyuki-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9474467477858864pt_BR
dc.contributor.referee2Dias Junior, Elton-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8392-7933pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8408587485005149pt_BR
dc.contributor.referee3Hara, Marcos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8070220022292930pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Biomédicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia Biomédicapt_BR
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