Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFelix, Ingrid Ellen da Silva-
dc.date.accessioned2020-10-14T22:35:16Z-
dc.date.available2020-10-14T22:35:16Z-
dc.date.issued2020-07-13-
dc.identifier.citationFELIX, Ingrid Ellen da Silva. Pequenos filósofos: a filosofia com/para crianças como um processo de emancipação na infância. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5227-
dc.descriptionAcompanha: Guia didático para o trabalho com a filosofia com/para crianças: eu escolhi filosofar.pt_BR
dc.description.abstractThis study worked with elements of autonomy through an adaptation of Philosophy for Children, called Philosophical Wheels with children between nine and ten years old from a public school in a city located in the north of Paraná. The objective of this study was to systematize an interdisciplinary didactic guide for working with Philosophy with / for Children. The problem consisted of talking about which strategies can be carried out so that the school becomes a favorable environment for the emancipation and autonomy of children. This study was relevant because it allowed the little ones to gain time and voice, that all their speech was valued, that they felt important and that through these wheels they had their autonomy built and could get to know each other throughout their childhood and life. The theoretical foundation relied mainly on the ideas of Michel Foucault in his work “Discipline and Punish” (1987), by Bourdieu and Passeron in “The reproduction” (1975) and Lipman (1990) by Carvalho (2015) with their studies in Philosophy for Children and Serres (2003) with the work Petite Poucette. The implementation of qualitative research and action research took place through Philosophical Wheels with children aged nine and ten for four months in an elementary school. It was possible to affirm that the work with the Philosophy for Children approach transformed the way in which they were raised, saw the school and contributed effectively to the process of development of the child's emancipation and autonomy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAutonomia em criançaspt_BR
dc.subjectDiálogospt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectFundamental educationpt_BR
dc.subjectAutonomy in childrenpt_BR
dc.subjectDialoguespt_BR
dc.titlePequenos filósofos: a filosofia com/para crianças como um processo de emancipação na infânciapt_BR
dc.title.alternativeLittle philosophers: philosophy with/for children as a childhood emancipation processpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo trabalhou com elementos de autonomia por meio de uma adaptação da Filosofia com/para Crianças, denominada Rodas Filosóficas com crianças entre nove e dez anos de uma escola pública de uma cidade localizada no Norte do Paraná. O objetivo dessa investigação foi sistematizar um guia didático interdisciplinar para o trabalho com a Filosofia com/para Crianças. A problemática consistiu em dialogar sobre quais estratégias podem ser realizadas para que a escola se transforme em um ambiente favorável à emancipação e autonomia das crianças. Esse estudo foi relevante pois permitiu que os pequenos ganhassem vez e voz, que toda sua fala fosse valorizada, que se sentissem importantes e que por meio dessas rodas tivessem sua autonomia construída e pudessem se conhecer ao longo de sua infância e da vida. A fundamentação teórica contou principalmente com as ideias de Michel Foucault em sua obra “Vigiar e Punir” (1987), de Bourdieu e Passeron em “A reprodução” (1975) e Lipman (1990) de Carvalho (2015) com seus estudos em Filosofia para Crianças e Serres (2003) com a obra Polegarzinha. A implementação da pesquisa de caráter qualitativo e pesquisa-ação deu-se por meio de Rodas Filosóficas com crianças de nove e dez anos durante quatro meses em uma escola de Ensino Fundamental. Foi possível afirmar que o trabalho com a abordagem da Filosofia para Crianças transformou a maneira pela qual as crianças viam a escola e contribuiu de maneira eficaz com o processo de desenvolvimento da emancipação e autonomia da criança.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3915-574Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2360069437914840pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3946-7807pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Teixeira, Magda Eugénia Pinheiro Brandão da Costa Carvalho-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8539-5061pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1306211163976776pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3946-7807pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Givan José Ferreira dos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4104-9313pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8879315784200835pt_BR
dc.contributor.referee3Teixeira, Magda Eugénia Pinheiro Brandão da Costa Carvalho-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8539-5061pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1306211163976776pt_BR
dc.contributor.referee4Araújo, Roberta Negrão de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-3926-4746pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0676766332500379pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Felix, Ingrid Ellen da Silva_2020.pdf2,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Felix, Ingrid Ellen da Silva_2020_1.pdf1,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons