Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5265
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSamara, Jonathan Morris-
dc.date.accessioned2020-10-22T01:22:44Z-
dc.date.available2020-10-22T01:22:44Z-
dc.date.issued2019-10-30-
dc.identifier.citationSAMARA, Jonathan Morris. Um modelo conceitual para cenários de acidentes em atividades de manutenção. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5265-
dc.description.abstractMany people are at risk when performing professional activities related to electricity, petrochemicals, transportation and others. Based on an interview with a Maintenance Engineer, on-site participation in a maintenance activity in the area of electricity transmission and exploratory literature review, this study synthesizes the information collected, builds and assesses a conceptual model for the construction of computer simulation systems. Hazards and accidents for various purposes, such as operator training or study of risks associated with a labor activity. The constructed conceptual model is based on the concepts of agents, artifacts, multi-agent systems, norms and risks / consequences. Activities can be expressed in terms of goals with prerequisites and effects. The central concern is risk modeling and its consequences. Thus, prerequisites for activities that are not present at the time agents decide to perform them lead to violations that may have consequences for the current and / or subsequent goals (e.g. stopping) as well as for the agents involved (e.g. accident). The model, formalized in First Order Logic, was implemented in PROLOG and applied to a case study allowing to evaluate if the inferences produced corresponded to the expected ones as well as to assess the state of the problem modeled. This representation made it possible to perform a comparative analysis (in relation to accident scenarios modeling) between four models, MOISE +, DASTANI Normative Agents Model, V3S and NORMS. In conclusion, the model is a synthesis of several existing models bringing together in one the relevant characteristics for this type of modeling. Besides, if it was able to represent several scenarios related to risky professional activities, in particular, it was able to produce coherent results with the expected ones in the case study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Transmissão - Manutenção e reparospt_BR
dc.subjectServiços de eletricidadept_BR
dc.subjectAcidentes de trabalho - Avaliação de riscospt_BR
dc.subjectSoftware - Validaçãopt_BR
dc.subjectSistemas multiagentespt_BR
dc.subjectAgentes inteligentes (Software)pt_BR
dc.subjectInterfaces (Computadores) Electric power transmission - Maintenance and repairpt_BR
dc.subjectElectric power transmission - Maintenance and repairpt_BR
dc.subjectElectric utilitiespt_BR
dc.subjectIndustrial accidents - Risk assessmentpt_BR
dc.subjectComputer software - Validationpt_BR
dc.subjectMulti-agent systemspt_BR
dc.subjectIntelligent agents (Computer software)pt_BR
dc.subjectComputer interfacespt_BR
dc.titleUm modelo conceitual para cenários de acidentes em atividades de manutençãopt_BR
dc.title.alternativeA conceptual model for maintenance activity accident scenariospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoDiversas pessoas são submetidas a algum tipo de risco ao executar atividades profissionais relacionadas à área da eletricidade, petroquímica, transportes e outras. Com base em entrevista com um Engenheiro de Manutenção, participação in loco em uma atividade de manutenção na área de transmissão de energia elétrica e revisão bibliográfica exploratória, esse estudo sintetiza as informações coletadas, constrói e avalia um modelo conceitual destinado à construção de sistemas computacionais de simulação de riscos e acidentes com fins diversos, tais como, treinamento de operadores ou estudo de riscos associados a uma atividade laboral. O modelo conceitual construído fundamenta-se nos conceitos de agentes, artefatos, sistemas multiagentes normas e riscos/consequências. Atividades podem ser expressas em termos de objetivos com pré-requisitos e efeitos. A preocupação central é a modelagem de riscos e de suas consequências. Deste modo, pré-requisitos de atividades que não estão presentes quando os agentes decidem executá-las levam a violações que podem causar consequências para o objetivo atual e/ou subsequentes (ex. Parada) assim como para os agentes envolvidos (ex. Acidente). O modelo, formalizado em Lógica de Primeira Ordem, foi implementado em PROLOG e aplicado a um estudo de caso permitindo avaliar se as inferências produzidas correspondiam ao esperado bem como compreender o estado do problema particular modelado. Além disso, esta formalização permitiu realizar uma análise comparativa (em relação a cenários de acidentes) entre quatro modelos, MOISE+, Modelo de Agentes Normativos de DASTANI, V3S e NORMMAS. Como conclusão, o modelo é uma síntese de vários modelos existentes reunindo em um só as características relevantes para tal tipo de modelagem. Também, se revelou capaz de representar diversos cenários atrelados a atividades profissionais de risco, em especial, mostrou-se capaz de produzir resultados coerentes com o esperado no estudo de caso.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6575700828216430pt_BR
dc.contributor.advisor1Tacla, Cesar Augusto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2860342167270413pt_BR
dc.contributor.referee1Tacla, Cesar Augusto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2860342167270413pt_BR
dc.contributor.referee2Paraiso, Emerson Cabrera-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6740-7855pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3493899263715892pt_BR
dc.contributor.referee3Lugo, Gustavo Alberto Gimenez-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2787038908575326pt_BR
dc.contributor.referee4Agnol, Josiane Michalak Hauagge Dall-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7599246358679552pt_BR
dc.contributor.referee5Espinoza, Miriam Mariela Mercedes Morveli-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-7376-2271pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5351129518161204pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cenariosacidentesatividadesmanutencao.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.