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Título: Sobre meninos e lobos: as personagens e o gênero policial na literatura e no cinema
Título(s) alternativo(s): Mystic river: the characters and the crime fiction genre in literature and movies
Autor(es): Campos, Joana Bertani de
Orientador(es): Fioruci, Wellington Ricardo
Palavras-chave: Ficção policial
Adaptações para o cinema
Literatura comparada
Cinema e literatura
Detective and mystery stories
Film adaptations
Literature, Comparative
Motion-pictures and literature
Data do documento: 14-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CAMPOS, Joana Bertani de. Sobre meninos e lobos: as personagens e o gênero policial na literatura e no cinema. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
Resumo: O propósito desta pesquisa foi estabelecer uma análise comparativa entre o romance Sobre Meninos e Lobos, do escritor estadunidense Dennis Lehane,e sua transposição cinematográfica,lançada em 2003 pelodiretor Clint Eastwood. Os principais objetivos deste estudo foram identificar e estabelecer elementos do gênero policial na obra literária, bem como na transposição fílmica; explorar referências sobre a teoria da adaptação, estudos intermidiáticos e interartes, mais especificamenteas relaçõesentre literatura e cinema, assim como elementos da análise fílmica, com o intuito de contribuir para a discussãoproposta nesta dissertação; levantar estudos e teorias sobre personagem na literatura e no cinema para contribuir na análise de seis personagens de ambas as obras: Sean, Jimmy, Dave, Lauren, Annabeth e Celeste, averiguando como cada uma delas é construídanas duas obras em questão. Como justificativa para esta pesquisa, apresenta-se a escassez de trabalhos relacionados ao filme e à obra literária e, sobretudo, à contribuiçãopara o campo dos estudos interartes. No que diz respeito ao gênero policial, foram essenciais os estudos de Todorov (1970 [2013]), P.D. James (2009 [2012]), Boileau e Narcejac (1995), Link (2002) e Massi (2011). Para as discussõesrelacionadas aos Estudos Intermidiáticos, Interartes, teoria da adaptação e análise fílmica, pesquisas de Clüver (2006;1997), Hutcheon (2013), Stam (2006), Leitch (2003), Bazin (2011), Metz (1980), Carrière (2006), Vanoye e Goliot-Lété (2012) e Bordwell eThompson (1995) foram de grande relevância. Já,sobre a construção das personagens, nomes como Candido (2011), Gomes (2011), Brait (2017) e Forster (2015) foram utilizados para base teórica da análise em questão.
Abstract: The purpose of this research was to establish a comparative analysis between the novel Mystic River, written by the American writer Dennis Lehane, and its cinematographic transposition, launched in 2003anddirected by Clint Eastwood. The main objectives of this study were to identify and establish elements of the crime fiction genre in literary work, as well as in film transposition; explore references on the theory of adaptation, intermidia, more specifically the relationship between literature and cinema, as well as elements of film analysis, in order to contribute to the discussion proposed in this dissertation; raising character studies and theories in literature and cinema to contribute to the analysis of six characters from both works: Sean, Jimmy, Dave, Lauren, Annabeth and Celeste, investigating how each of them is constructed in the novel and the movie. As a justification for this research, there is a lack of researches related to the film and the literary work and, above all, to the contribution tothe field of interart studies. Regarding the crime fiction genre, the studies of Todorov (1970 [2013]), P.D. James (2009 [2012]), Boileau and Narcejac (1995), Link (2002) and Massi (2011) were essential. For discussions regarding to Intermediate Studies,Interartes, adaptation theory and film analysis, studies by Clüver (2006; 1997), Hutcheon (2013), Stam (2006), Leitch (2003), Bazin (2011), Metz (1980) , Carrière (2006), Vanoye and Goliot-Lété (2012) and Bordwell and Thompson (1995) were of great relevance. On the other hand, on the construction of the characters, names such as Candido (2011), Gomes (2011), Brait (2017) and Forster (2015) were used as the theoretical basis for the analysis in question.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5292
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