Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5293
Título: O agir do aluno de ensino médio de uma escola pública do sudoeste do Paraná: uma análise a partir da linguagem representada
Título(s) alternativo(s): The act of the high school student of a public school in the southwest of Paraná: an analysis from the language represented
Autor(es): Godarth, Amelia Rosa Dallastra
Orientador(es): Oliveira, Siderlene Muniz
Palavras-chave: Estudantes do ensino médio
Orientação educacional
Linguagem e educação
High school students
Educational counseling
Language and education
Data do documento: 11-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GODARTH, Amelia Rosa Dallastra. O agir do aluno de ensino médio de uma escola pública do sudoeste do Paraná: uma análise a partir da linguagem representada. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
Resumo: Observamos que os professores da educação básica enfrentam sérios problemas nas salas de aula com seus alunos, tanto no ensino fundamental como no ensino médio. Por isso, temos como objetivo, de modo geral, investiga ro agir discente a partir de textos produzidos pelos próprios alunos.Como objetivos específicos, pretendemos identificar quais são os elementos do agir discente nos textos analisados e quais são as representações sobre esses elementos. Utilizamos como pressupostos teóricos o interacionismo sociodiscursivo(BRONCKART, 1999, 2006, 2008), que discute o agir humano relacionado à linguagem e ao desenvolvimento humano,possibilitando compreender aspectos da ação humana representados em textos. Além disso, partimos do conceito de trabalho proposto por MachadoeBronckart (2009) para compreender os elementos do agir discente.Utilizamos também pressupostos da Psicologia do Trabalho, especificamente a Clínica da Atividade (CLOT, 2006, 2010), que desenvolveu um tipo de entrevista específico chamado instrução ao sósia que utilizamos em nossa pesquisa. De modo geral, esse método é utilizado em intervenções em situações de trabalho em que o psicólogo ou pesquisador de coloca na posição de sósia do trabalhador como se ele fosse substituir o entrevistado em seu trabalho. O trabalhador tem que fornecer todas as instruções necessárias para que não se perceba a substituição. Assim, nesta pesquisa, utilizamos este método com alunos do ensino médio de uma escola da rede pública do sudoeste do Paraná para identificar e tentar compreender o agir discente representado nestes textos produzidos por estes alunos. Como resultados, identificamos os elementos do agir discente, constituído pelo sujeito, outros, objeto e artefatos/instrumentos e representações sobre esses elementos. Sobre o elemento Outro,por exemplo,observamos avaliações positivas e avaliações negativas sobre a posturado professor e somente avaliações negativas referentes ao comportamento dos colegas de classe.Em relação aos professores, os avaliados positivamente prendem a atenção do aluno com novas e importantes informações; preparam antecipadamente a aula e têm autoridade na classe. Já os avaliados negativamente não preparam a aula, não têm vontade de explicar a matéria, não têm autoridade na classe e não têm critérios bem definidos de avaliação dos alunos.No caso do Outro colegas de classe, as avaliações são negativas pela falta sua de interesse e por “colar” nas provas.
Abstract: We observed that teachers of basic education face serious problems in classrooms with their students, both in primary and secondary education. Therefore, we have as a general objective to researchstudent action on texts produced by the students themselves. As specific objectives, we intend to identify which are the elements of the student action in the texts analyzed and what are the representations about these elements. We use as theoretical presuppositions the Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), which discusses human action related to language and human development, making it possible to understand aspects of human action represented in texts. In addition, we usethe concept of elements of teacher work proposed by MachadoandBronckart (2009) to understand the elements of student action. We also use assumptions from Work Psychology, specifically the Clinic of Activity (CLOT, 2006, 2010), which developeda kind of method called instruction to the double, that we utilizedin our research. In general, this method is used in interventions in work situations in which the psychologist or researcher places himself/herselfin the position of the worker's double as if he/shewereto replace the interviewee in his/her work. The workerhas to provide all necessary instructions so that the replacement is not noticed. Thus, in this research, we used this method with high school students from a public school in southwest Paraná to identify and try to understand the student action represented in these texts produced by these students. As results, we identified the elements of student action, constituted by the subject, others, object and artifacts/instruments, as well asrepresentations about these elements. About the “Other” element, for example, we observed positive and negative evaluations of teacher posture, and just negative evaluations regarding the classmates (students) behavior. In relation to the teachers, the evaluated ones positively draw the attention of the student with new and important information, prepare their classes in advance and have authority in the class. On the other hand, the ones negatively evaluated do not prepare the classes, do not feel like explaining the contents, do not have authority in the class and do not have well defined criteria when it comes to students’evaluation. In the case of “other” classmates, the evaluations are negative due to their lack of interest and for “cheating” on tests.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5293
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
agiralunolinguagemrepresentada.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.