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Título: Consumo, cultura e identidade: a indumentária Sul-Rio-Grandense
Autor(es): Dutra, Kelly Janaina
Orientador(es): Ghizzo, Marcio Roberto
Palavras-chave: Cultura popular
Consumidores - Atitudes
Trajes
Roupas femininas
Popular culture
Consumers - Attitudes
Costume
Women's clothing
Data do documento: 3-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: DUTRA, Kelly Janaina. Consumo, cultura e identidade: a indumentária Sul-Rio-Grandense. 2014. 125 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2014.
Resumo: A Moda é uma ciência nova, diretamente relacionada com aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. Pautado nessa premissa, o presente trabalho é voltado à mulheres tradicionalistas gaúchas contemporâneas, mais especificamente àquelas que não vivem em seu estado de origem. Naquele estado (Rio Grande do Sul), desenvolve-se, para este público, principalmente peças no segmento casual wear, utilizando-se de modelagens, shapes, aviamentos e bordados, entre outros, geralmente encontrados nas pilchas tradicionais. Dessa forma, a roupa casual expressa a cultura que, mesmo em meio a processos contínuos de globalização, resiste e influencia a vida dessas mulheres. Este estudo é fundamentado através das normas dos principais órgãos que regem as roupas tradicionais atuais em Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e concursos oficiais – O MovimentoTradicionalista Gaúcho (MTG); em trabalhos cujos autores citaram o consumo vinculado à identidade e valores simbólicos presentes na indumentária, assim como vários estudiosos que escreveram sobre tradição, cultura, regionalismo e nativismo. Neste trabalho, foram realizados estudos sobre as influências internas e externas na indumentária desse grupo; assim como na maneira tradicionalista de consumir. A pesquisa utilizou-se de questionário online e as entrevistas deram-se com tradicionalistas que complementam as respostas obtidas. A ênfase tratou tanto de preferências estéticas quanto acerca de como se sentem em relação às suas tradições. Neste contexto, entende-se que a cultura gaúcha pode contribuir muito para a moda nacional e servir de inspiração para muitos designers, uma vez que é dotada de história, lendas e simbologias, além de uma estética deveras atraente.
Abstract: Fashion is a new science, directly related to social, political, economic and cultural aspects. Guided by this premise, this paper is aimed at Gaucho traditionalists contemporary women, specifically those who do not live in his home state. That state (Rio Grande do Sul), develops, for this audience, mostly pieces in casual wear segment, using the modeling, shapes, trims and embroidery, among others, usually found in traditional pilchas. Thus, casual clothing that expresses the culture, even amid the ongoing processes of globalization, resists and influences the lives of these women. This study is grounded through the standards of the major organs that govern the current Centers in traditional clothes Gaucho Traditions (CTGs) and official contests – The Gaucho Traditionalist Movement (MTG); in works whose authors cited consumption linked to identity and symbolic values in clothing, as several scholars have written about the tradition, culture, regionalism and nativism. In this work, studies on internal and external influences on clothing that group were performed; as well as traditionalist way to consume. The research used the online questionnaire and the interviews have taken place with traditionalists that complement the responses. The emphasis treated both as aesthetic preferences about how they feel about their traditions. In this context, it is understood that the gaucho culture can contribute greatly to the national fashion and serve as inspiration for many designers, since it is endowed with history, legends and symbols, and a truly attractive aesthetics.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5765
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