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Título: Utilização de sistemas de informação em programas e projetos de assistência social: uma análise da percepção de técnicos, operadores e gestores no município de Curitiba
Autor(es): Góis, João Almeida de
Orientador(es): Casagrande Junior, Eloy Fassi
Palavras-chave: Sistemas de informação gerencial
Planejamento social - Administração
Tecnologia
Management information systems
Social planning - Administration
Technology
Data do documento: 29-Jul-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GÓIS, João Almeida de. Utilização de sistemas de informação em programas e projetos de assistência social: uma análise da percepção de técnicos, operadores e gestores no município de Curitiba. 2013. 158 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: A gestão pública tem intensificado esforços em implantar políticas públicas de desenvolvimento social, surgindo a necessidade urgente e essencial do desenvolvimento de sistemas de informação, conforme definido na Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004. Estudos apontam que uma parcela expressiva das dificuldades enfrentadas nas atividades de gestão, planejamento, monitoramento e avaliação das ações da política de proteção social, tem relação direta com as deficiências de produção, tratamento, armazenamento e disseminação de informações e geração de conhecimento. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a utilização de sistemas de informação na execução de programas e projetos, no município de Curitiba, no contexto da percepção de técnicos, operadores e gestores de assistência social. Utiliza abordagem metodológica qualitativa, tem como base pesquisa de campo e análise de textos. Quanto aos objetivos, é exploratória, visa proporcionar maior familiaridade com o problema. Um questionário foi utilizado como instrumento para coletar informações, elaborado com predominância de questões fechadas. A escolha dos participantes da investigação se deu de forma espontânea, contou com a participação de técnicos, educadores e gestores que atuam na execução de programas sociais. A pesquisa bibliográfica mostra que sistemas de informação encontram-se permeados por paradigmas, conceitos e linhas de pensamento que trazem falhas, resistências dos usuários, entre outros problemas que podem ser minimizados pelo conhecimento de alternativas, em especial: o paradigma interpretativista, flexível e social; o pensamento sistêmico, onde as interações são os elementos responsáveis em atribuir as características gerais do sistema, e não suas partes isoladas; abordagens “ecologia da informação” e “sistema sociotécnico”, que consideram o papel fundamental desempenhado pelas pessoas e seu relacionamento com a informação; o Design Centrado no Usuário, “aquele realizado a partir do ponto de vista do usuário, conferindo assim maior ênfase nas pessoas do que nas tecnologias”; o Desenho Participativo (DP) no desenvolvimento de softwares, que enfatiza o design “com” o usuário, em vez de “para” o usuário; as organizações enquanto redes de conversações, em que computadores são dispositivos essencialmente voltados para a comunicação ao invés da computação, sendo o “coração” das atividades gerenciais o uso da linguagem para coordenar ações. Resultados do questionário apontam que sistemas de informação do governo federal são os mais utilizados, sendo que estados e municípios tentam desenvolver, integrar / interconectar sistemas para reduzir dificuldades, relacionadas ao desenho dos sistemas, capacitação, participação, questões políticas. As finalidades observadas tem a ver com melhoria na qualidade dos serviços, tomada de decisão, exigências da legislação, mas há o risco dos sistemas de informação serem absorvidos na burocracia institucional de forma desconectado com seus propósitos, remetendo a um necessário trabalho de capacitação / conscientização e mais pesquisas sobre o tema.
Abstract: Public management has intensified efforts in implementing public policies for social development, emerging urgent and essential need of development of information systems, as defined in the National Social Assistance Policy. Studies indicate that a significant portion of the difficulties faced in the activities of management, planning, monitoring and evaluation of the actions of social protection policy, is directly related to the shortcomings of production, processing, storage and dissemination of information and knowledge generation. This research has the general objective of analyzing the use of information systems in the execution of programs and projects, in Curitiba, in the context of the perception of technicians, operators and managers of social assistance. It uses a qualitative methodological approach, is based on field research and analysis of texts. It is exploratory, aimed at providing greater familiarity with the problem. A questionnaire was used as a tool to gather information, prepared with predominantly closed questions. The choice of research participants occurred spontaneously, with the participation of technicians, educators and managers who work in the implementation of social programs. The literature shows that information systems are permeated by paradigms, concepts and lines of thought that bring failures, resistance from users, and other problems that can be minimized by the knowledge of alternatives, in particular: the interpretive paradigm, flexible and social; systems thinking, where interactions are the elements responsible for assigning the general characteristics of the system, and not its isolated parts; approaches "information ecology" and "socio-technical system", considering the fundamental role played by people and their relationship with information; the user Centered Design, "held that from the point of view of the user, thereby giving more emphasis on people than on technologies"; the Participatory Design (PD) software development, which emphasizes the design "with" the user, rather than "for" the user; organizations as networks of conversations, in which computers are essentially devices meant for communication instead of computation, and the "heart" of managerial activities is the use of language to coordinate actions. Questionnaire results indicate that information systems of the federal government are the most used, and states and municipalities try to develop, integrate / interconnect systems to reduce problems related to the design of the systems, training, involvement, political issues. The purposes observed is related to the improving the quality of services, decision making, legislation requirements, but there is a risk of information systems being absorbed in institutional bureaucracy, so disconnected with their purpose, suggesting a necessary work in capacity building / awareness and more research on the topic.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/695
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