Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7067
Título: Ações de sustentabilidade desenvolvidas pela UTFPR câmpus Campo Mourão: análise da percepção ambiental dos estudantes
Autor(es): Nakano, Julia Miho
Orientador(es): Corneli, Vanessa Medeiros
Palavras-chave: Educação ambiental
Sustentabilidade
Universidades e faculdades
Environmental education
Sustainability
Universities and colleges
Data do documento: 29-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: NAKANO, Julia Miho. Ações de sustentabilidade desenvolvidas pela UTFPR câmpus Campo Mourão: análise da percepção ambiental dos estudantes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.
Resumo: As questões ambientais estão presentes no cotidiano, em virtude disso, deve-se educar e sensibilizar a sociedade sobre assuntos relacionados a esse tema. A percepção ambiental está intrincicamente ligada com a educação ambiental, que visa estimular o desenvolvimento sustentável e promover um conhecimento prévio para que se consiga ter uma melhor percepção. A educaçao ambiental se faz importante em todos os níveis de ensino. Na educação superior, ela se faz relevante para a formação não só profissional mas também social e ambiental, sendo capaz de propagar o conhecimento ambiental para as gerações futuras. Diante disso, o presente trabalho teve por objetivo analisar a percepção ambiental de estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Campo Mourão, em relação às ações de sustentabilidade desenvolvidas pela instituição. Foram selecionados dois grupos de alunos, um caracterizado por ingressantes e outro por concluintes, totalizando 247 estudantes. Para estes foi aplicado um questionário, o qual o estudante tinha como opções de respostas a escala de Likert-r: Discordo totalmente, Discordo em partes, Não concordo nem discordo, Concordo em partes e Concordo totalmente. Para as questões que abrangeram os temas: redução de geração de residuos sólidos, incetivos de formas de separação de resíduos sólidos para reciclagem, desenvolvimento de ações, campanhas e atividades relacionadas a conteúdos ambientais, a maioria estudantes se posicionaram de maneira positiva – concordando totalmente – 52%, 74% e 48%, respectivamente. Em contrapartida, quando questionados com relação aos temas de redução do consumo de energia elétrica, água e papel, os resultados não foram satisfatórios – 37%, 37% e 35%, respectivamente, responderam que não concordam e nem discorcordam. Portanto, infere-se que os alunos possuem uma percepção positiva das ações promovidas pela instituição com relação aos temas ligado a resíduos sólidos, reciclagem e atividades de temática ambiental. Os temas de energia elétrica, água e papel indicam que não há uma convicção da realização de ações nessa temática pela instituição, na percepção dos alunos.
Abstract: Environmental issues are present in daily life, therefore, society must be educated and made aware of issues related to this theme. Environmental perception is intricately linked to environmental education, which aims to stimulate sustainable development and promote prior knowledge so that a better perception can be achieved. Environmental education is important at all levels of education. In gratuation, it becomes relevant for the formation not only professional but also social and environmental, being able to propagate the environmental knowledge for future generations. In face of the current situation, this work aimed to analyze the environmental perception of students from the Federal Technological University of Paraná, Campo Mourão campus, in relation to the sustainability actions developed by the institution. Two groups of students were selected, one characterized by entrants and the other by graduates, totaling 247 students. For these, a questionnaire was applied, for which the student had as answer options the Likert-r scale: I totally disagree, I disagree in parts, I neither agree nor disagree, I agree in parts and I totally agree, the majority of the students positioned themselves in a positive manner - fully agreeing - 52%, 74% and 48%, respectively. Faced with, when questioned about the issues of reducing consumption of electricity, water and paper, the results were not satisfactory - 37%, 37% and 35%, respectively, answered that they did not agree and did not disagree. Therefore, it is inferred that the students have a positive perception of the actions promoted by the institution in relation to issues related to solid waste, recycling and environmental themes. The themes of electric power, water and paper indicate that there is no conviction of carrying out actions in this theme by the institution, in the perception of students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7067
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
acoessustentabilidadeutfpr.pdf452,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.