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dc.creatorPlein, Ivonete Terezinha Tremea-
dc.date.accessioned2014-02-22T12:09:10Z-
dc.date.available2014-02-22T12:09:10Z-
dc.date.issued2013-10-10-
dc.identifier.citationPLEIN, Ivonete Terezinha Tremea. Não é escola, é casa!?: a pedagogia da alternância nas casas familiares rurais do Sudoeste do Paraná. 2013. 151 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/707-
dc.description.abstractWith the purpose of creating strategies for strengthening and preservation of family farms, farmens southwestern Paraná, supported by local leaders, inspired by French initiatives, implemented the Rural Family Houses as a form of education possible to improve the quality of life in agriculture, offering their children a proper education, based on their reality and to come to meet their needs by providing their children the prospect of remaining in rural areas, fully exercising their citizenship and work with dignity. Understanding this model is important, since the Rural Family Houses have spread throughout Brazil as a strategy for rural development, keeping the bond with the land and local culture, while at the same time offering training for young farmers through their realities. Therefore, the aim of this research was to investigate the possibilities and limitations of Teaching through the Pedagogy of Alternation in Rural Family Houses in Paraná (the Regional I ARCAFAR-SUL) in the current period. The research methods used were a literature review, secondary data analysis and field research (documents and questionnaires). As main conclusions highlight that: the Pedagogy of Alternation can be a major contribution to the integral formation, making an effort in the different situations that education somehow need to be more specific, where the local reality can be considered in their wisdom and life experiences exploited as subsidies for vocational training and human. In these places, like the communities of family farmers, the Pedagogy of Alternation makes a difference. Their specific methodological principles and foundations contribute to human development and the environment, thus achieving its two main objectives. However, it is not the solution to all problems of education everywhere. It is unique to specific places, as it has been to the Southwest of Paraná.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápt_BR
dc.relation.urihttp://tede.unioeste.br/tede/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=1&id=1062pt_BR
dc.subjectAgricultura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino técnico - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCamponesespt_BR
dc.subjectAgriculture - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTechnical education - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPeasantrypt_BR
dc.titleNão é escola, é casa!?: pedagogia da alternância nas casas familiares rurais do sudoeste do Paranápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoCom o propósito de criar estratégias de fortalecimento e preservação da agricultura familiar, agricultores do Sudoeste do Paraná, apoiados por lideranças locais, inspirados em iniciativas francesas, implementaram as Casas Familiares Rurais como uma forma de educação possível para melhorar a qualidade de vida na agricultura, oferecendo a seus filhos uma formação adequada, baseada em sua realidade e que viesse ao encontro de suas necessidades proporcionando a seus filhos perspectivas de permanecer no meio rural, exercendo plenamente sua cidadania com trabalho e dignidade. Entender esse modelo é fundamental, já que as Casas Familiares Rurais têm-se espalhado pelo Brasil como uma estratégia de desenvolvimento do espaço rural, mantendo o vínculo com a terra e a cultura local, e, ao mesmo tempo, oferecendo formação para os jovens agricultores através das suas realidades. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi investigar as possibilidades e limitações do Ensino através da Pedagogia da Alternância nas Casas Familiares Rurais do Sudoeste do Paraná (Regional I da ARCAFAR-SUL) no período atual. Os métodos de investigação utilizados foram a pesquisa bibliográfica, análise de dados secundários e pesquisa de campo (documental e questionários. Como principais conclusões destaca-se que: a Pedagogia da Alternância pode ser um grande contributo para a formação integral, fazendo-se um esforço nas diferentes situações em que a educação de alguma forma precisa ser mais específica, onde a realidade local possa ser considerada em sua sabedoria e as experiências vivenciais aproveitadas como subsídios de formação profissional e humana. Nestes lugares, como nas comunidades de agricultores familiares, a Pedagogia da Alternância faz diferença. Suas especificidades metodológicas, seus princípios e fundamentos contribuem para o desenvolvimento humano e do meio, atingindo assim seus dois grandes objetivos. Porém, ela não é a solução para todos os problemas de educação em todos os lugares. Ela é singular, para lugares específicos, como tem sido para o Sudoeste do Paraná.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Schlosser, Marli Terezinha Szumilo-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
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