Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7126
Título: Desenvolvimento de um sistema de comunicação wireless com Matlab/Simulink usando microcontrolador de 8 bits da família HCS08.
Autor(es): Fabretti, Henrique Dalavale
Orientador(es): Montezuma, Marcio Aurelio Furtado
Palavras-chave: Microcontroladores
Radiofrequência
Sistemas de comunicação sem fio
Microcontrollers
Radio frequency
Wireless communication systems
Data do documento: 7-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: FABRETTI, Henrique Dalavale. Desenvolvimento de um sistema de comunicação wireless com Matlab/Simulink usando microcontrolador de 8 bits da família HCS08. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.
Resumo: Este trabalho consiste na implementação de um sistema de comunicação sem fio entre um microcontrolador Freescale® ColdFire v1 e um servomotor, com o controle por Matlab/Simulink. A finalidade é criar um sistema de comunicação sem fio que controle a velocidade deste motor de forma remota. A placa utilizada é a DEMOQE128, e um módulo de comunicação radiofrequência para wireless, que por sua vez será feita de forma serial, seguindo o protocolo RS232. A medição da posição angular do servomotor é feita por um encoder, com o objetivo de se obter a velocidade angular. O microcontrolador faz o controle da corrente do servomotor através do duty cycle de um sinal PWM. Para desenvolvimento de uma interface gráfica e do controle é utilizado o software Simulink em tempo real, que facilitará a troca do sistema de controle sem a necessidade de reprogramar o microcontrolador. O resultado é um sistema completo, por meio do Matlab/Simulink, se controla a velocidade do motor à distância.
Abstract: This work consists in the implementation of a system of wireless communication between a Freescale® HCS08 microcontroller and a servomotor, with Matlab/Simulink being used to control the system. The purpose is to control remotely the speed of the engine. The evaluation board used is DEMOQE128, and a radio frequency communicator module for wireless, which uses serial communication following the RS232 protocol. The measurement of the angular position of the servomotor is made by an encoder in order to obtain the angular velocity. The microcontroller controls the current of the servomotor through the duty cycle of a PWM signal. To develop a graphical interface and perform the control the Simulink real-time software, which facilitate the exchange of the controller without the need to reprogram the microcontroller system used. The result is a completed system where through Matlab/Simulink you can control the motor’s speed remotely.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7126
Aparece nas coleções:CP - Engenharia da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COENC_2016_1_04.pdf2,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.