Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/713
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGrimm, Gabrielle da Fonseca Hartmann-
dc.date.accessioned2014-02-27T20:12:02Z-
dc.date.available2014-02-27T20:12:02Z-
dc.date.issued2013-04-01-
dc.identifier.citationGRIMM, Gabrielle da Fonseca Hartmann. Sistematização de recurso educacional aberto para introdução à semiótica Peirceana. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/713-
dc.descriptionAcompanha: 6 apresentações em Recurso Educacional Aberto (REA): Introdução à semiótica Peirceana; Arquitetura de Peirce; Categorias cenopitagóricas; O signo como relação triádica; Tricotomias.pt_BR
dc.description.abstractThe contribuitiuon of this research came out of the systematization of an open educational resource for the discipline of Semiotics for Design Graduation Courses. As it's an open educational resourse, the model proposed may be adapted to any other area of knowledge, or may be constantly improved collaboratively with several authors. Semiotics in Design was chosen due to the Author's research interest and the lack of materials in the area. The approach started with a review of some concepts and definitions about Design, about Peirce's Semiotics and how this area of knowledge takes part in the designer instruction. Theoretical groungs about Open Educational Resourses established principles and important elements that configurate a material as being of that kind and determine the route for the systematization of the resourse that counts with a group of six learning objects. The aim of the systematization of an educational resourse based on REA (open educational resourse) filosofy was to guide users that might come to use the concepts pointed in this research about the possibilities concerning didactic material construction, as well as the reuse of learning objects, adaptation for distinct contexts and sharing in order to allow acess to knoledge and a sustainable life cycle of educational materials. Based on the Semiotics concepts discussed in this research, it's possible to consider this cycle of life where the materials are constantly being adapted according to the interpretation of each user as an unlimited semiosis, where a sign produces another sign, that produces another sign. The sign Pierce imagined is in constant movement, it is dynamic. Based on personal information, it's possible to change the signs presented in the resourse, whether phisically, changing texts and images or during the use of the resourse in the classroom, incorpotating his/her own experiences to the sign.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação abertapt_BR
dc.subjectSemiótica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInternet no ensino superiorpt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectPeirce, Charles S. (Charles Sanders), 1839-1914pt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectOpen learningpt_BR
dc.subjectSemiotics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectInternet in higher educationpt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleSistematização de recurso educacional aberto para introdução à semiótica Peirceanapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA contribuição desta pesquisa se deu pela sistematização de um recurso educacional aberto para a disciplina de Semiótica para os cursos de graduação em Design. Por se tratar de um recurso educacional aberto, o modelo proposto pode ser adaptado para outras áreas do conhecimento, ou constantemente aprimorado, de modo colaborativo por diversos autores. A escolha da área da Semiótica no Design se deu por interesses de pesquisa da autora e da necessidade de materiais na área. A abordagem escolhida começou com a revisão de alguns conceitos e definições sobre o Design, sobre a Semiótica de Peirce e como essa área do conhecimento está inserida na formação do designer. A fundamentação teórica sobre Recursos Educacionais Abertos delimitou princípios e elementos importantes que configuram um material como tal e determinam o percurso para sistematização do recurso que conta com um conjunto de seis objetos de aprendizagem. A sistematização de um recurso educacional com base na filosofia de REA teve por intuito nortear usuários que viessem a usar conceitos expostos nesta pesquisa acerca das possibilidades da prática de construção de material didático, bem como do reuso de objetos de aprendizagem, adaptação para contextos distintos, compartilhamento de forma a permitir acesso ao conhecimento e um ciclo de vida sustentável de materiais educacionais. Com base nos conceitos de Semiótica discutidos nesta pesquisa, pode-se considerar esse ciclo de vida onde os materiais estão em constante adaptação conforme a interpretação de cada usuário, como uma semiose ilimitada, onde um signo produz outro signo, que produz outro signo. O signo imaginado por Peirce está em movimento constante, é dinâmico. A partir das interpretações pessoais é possível alterar os signos contidos no recurso, seja fisicamente alterando textos e imagens, ou na utilização do recurso em sala de aula, incorporando ao signo suas próprias experiências.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Merkle, Luiz Ernesto-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons