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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/714
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Oliveira, Adriano de | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-27T20:12:49Z | - |
dc.date.available | 2014-02-27T20:12:49Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-25 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Adriano de. Condições de trabalho: percepção de docentes do ensino fundamental. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/714 | - |
dc.description.abstract | The objective of this study is to analyze, a gender perspective, the perception of the Teachers elementary school a public school in Curitiba about their working conditions. The theme of this research discusses the perception of / the teachers on working conditions taking advantage of a gender perspective, studies of the sexual division of labor and research on teaching. The research adopted a qualitative approach, using as an instrument for data collection to semi-structured interview. Were made twenty interviews with teachers who worked in the classroom of elementary school to a public school in the city of Curitiba. As part of the results can be seen that there is precarious working conditions, such as a significant number of teachers with fixed-term contract, intensification of work in school and out of school overload, lack of adequate infrastructure for the development of activities teachers, among other issues. The perception of most / the teachers play a traditional sexual division of labor, in which women still assume the responsibility of housework and remain perceived as "natural mothers" look pretty associated with teaching. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Professores de ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Divisão do trabalho por sexo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Work environment | pt_BR |
dc.subject | Elementary school teachers | pt_BR |
dc.subject | Sexual division of labor | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.title | Condições de trabalho: percepção de docentes do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é analisar, a partir de uma perspectiva de gênero, a percepção dos/as Professores/as de ensino fundamental de uma escola pública estadual de Curitiba sobre as suas as condições de trabalho. A temática desta pesquisa debate a percepção dos/as docentes sobre as condições de trabalho se valendo de uma perspectiva de gênero, dos estudos da divisão sexual do trabalho e das pesquisas sobre o trabalho docente. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, usando como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada. Foram feitas vinte entrevistas com docentes que atuavam em sala de aula do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Curitiba. Como parte dos resultados percebe-se que existe precariedade nas condições de trabalho, tais como número significativo de docentes com contrato temporário, intensificação do trabalho na escola e sobrecarga fora da escola, falta de infra-estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades docentes, dentre outras questões. A percepção da maioria dos/as docentes reproduz uma divisão sexual do trabalho tradicional, na qual as mulheres ainda assumem a responsabilidade do trabalho doméstico e permanecem percebidas como “mães naturais”, aspecto bastante associado à docência. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Luz, Nanci Stancki da | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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