Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7157
Título: Sistema fotovoltaico com controle de posição visando maximização da geração de energia
Autor(es): Araújo, Thainara de
Orientador(es): Vargas, Alessandro do Nascimento
Palavras-chave: Energia - Fontes alternativas
Sistemas de energia fotovoltaica
Controladores PID
Renewable energy sources
Photovoltaic power systems
PID controllers
Data do documento: 14-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: ARAÚJO, Thainara de. Sistema fotovoltaico com controle de posição visando maximização da geração de energia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.
Resumo: O presente trabalho descreve um sistema de posicionamento para um painel solar que mantém a superfície da placa perpendicular aos raios solares a fim de maximizar a absorção da radiação solar, e consequentemente maximizar a geração de energia elétrica. A energia gerada é utilizada para alimentar uma carga, representada por uma bateria. O sistema de posicionamento é composto por uma placa solar acoplada a uma estrutura de dois eixos de movimentação, com o objetivo de compensar os movimentos do sol. Para controlar o movimento do painel é utilizada lógica fuzzy, enquanto para controlar a carga da bateria por meio de um conversor CC-CC abaixador é utilizado um controle PID.
Abstract: The present work describes a positioning system for a solar panel that maintains the plate surface perpendicular to the solar rays in order to maximize the absorption of the solar radiation, and consequently to maximize the generation of electric energy. The positioning system comprises a solar panel coupled to a structure of two movement axes, in order to compensate for movements of the sun. To control the panel movements, a fuzzy logic is applied and to control the battery load using a DC-DC converter, a PID control is used.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7157
Aparece nas coleções:CP - Engenharia de Controle e Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COEAU_2017_1_07.pdf13,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.