Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7159
Título: Controle robusto de um sistema quadricóptero
Autor(es): Spagolla, Amanda
Orientador(es): Agulhari, Cristiano Marcos
Palavras-chave: Aeronaves
Teoria do controle
Controle de ruído
Airships
Control theory
Noise control
Data do documento: 18-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: SPAGOLLA, Amanda. Controle robusto de um sistema quadricóptero. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta uma metodologia para a estabilização da atitude de um Veículo Aéreo Autônomo Não Tripulado (VANT) do tipo quadricóptero. Para isto, é proposto um modelo que representa a dinâmica de um sistema quadricóptero. Além disso, realiza-se a síntese do controle H∞ como atenuador de ruídos e como seguidor de referências, trabalhando-se com um sistema polinomialmente dependente de parâmetros. O controle realizado tem como objetivo controlar a posição angular da aeronave. Utiliza-se o software Matlab/Simulink para validar o controlador encontrado, bem como para verificar a robustez do sistema controlado.
Abstract: This work presents a method for stabilizing the attitude of a quadrotor-like Unmanned Aerial Vehicle (UAV). To do so, a model representing the dynamics of a quadrotor system is proposed. In addition, the synthesis of the H∞ control is performed both as noise attenuator and reference tracking, by working with a polynomially parameter-varying system. The controller used aims to control the angular position of the aircraft. Matlab / Simulink software is used to validate the found controller as well to verify the robustness of the controlled system.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7159
Aparece nas coleções:CP - Engenharia de Controle e Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COEAU_2016_2_01.pdf2,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.