Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/732
Título: Modelo de tomada de decisão aplicado a câmaras colegiadas
Autor(es): Macohin, Aline
Orientador(es): Lugo, Gustavo Alberto Giménez
Palavras-chave: Processo decisório
Votação
Análise de regressão
Métodos de simulação
Computação
Decision making
Voting
Regression analysis
Simulation methods
Computer science
Data do documento: 23-Ago-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MACOHIN, Aline. Modelo de tomada de decisão aplicado a câmaras colegiadas. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Este trabalho se refere ao desenvolvimento de um modelo de tomada de decisão de câmaras colegiadas aplicando os métodos de regressão logística binária e o de árvore de decisão, quanto ao julgamento de assuntos em colegiado. O modelo é aplicável a nível de voto individual, gerando informações sobre como diferentes influências (características dos fatos, colegas de julgamento e do próprio julgador), podem afetar os votos no âmbito das câmaras colegiadas. Como estudo de caso do modelo foram utilizados dados de jurisprudências de um tribunal brasileiro, entre o período de 29/09/1997 e 17/11/2011 e se obteve que as variáveis Colegiado, Presidente e Tipo de Réu apresentaram uma maior influência nos dados utilizados, em relação às outras variáveis. O modelo foi aplicado em análises de sensibilidade e simulações utilizando o ambiente Netlogo para o teste de diversos cenários. A porcentagem de acertos que se obteve do modelo de árvore de decisão na amostra de teste foi de 81,33%, e para o modelo de regressão a porcentagem de acertos foi de 65,4%.
Abstract: This work is about the development of a computational model for the decision making of collegiate chambers using the methods of binary logistical regression and decision tree, as to the trial of a fact in collegiate. The model is applicable at the individual vote level, creating data about how different influences (facts characteristics, trial colleagues and from the judge himself) may affect voting in collegiate chambers. Jurisprudence data from a Brazilian tribunal, between 29/09/1997 and 17/11/2011, was used as a case study and the test resulted in the variables Collegiate, Presidentand Type of Defendant showing a bigger influence on the data used for the experiment. The model was applied in sensitivity analysis and simulations using the Net logo environment to test severals cenarios. The percentage of correct guesses that was obtained using the decision tree model in the sample was of 81,33% and for the regression model of 65,4%.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/732
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPCGA_M_Macohin, Aline_2013.pdf2,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.