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Título: Melissa e design: a dona aranha subiu pelas parades
Autor(es): Montenegro, Diego Sombra
Orientador(es): Guimarães, Ana Lúcia Santos Verdasca
Palavras-chave: Sandálias - Projetos
Projeto de produto
Projeto de produto - Assimilação cultural
Sandals - Design
Product design
Product design - Cultural assimilation
Data do documento: 11-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MONTENEGRO. Diego Sombra. Melissa e design: a dona aranha subiu pelas parades. 2014. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Propõe-se, no Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná apresentado neste documento, desenvolver um novo modelo de Melissa Aranha. O levantamento da história da empresa Grendene e de modo especial da marca Melissa, destacando as estratégias, aspectos e questões que contribuíram para a criação de um calçado consumido há décadas por pessoas do mundo todo é a base inicial. O levantamento de informações por meio de revistas, sites da empresa, lojas e notícias do mundo da moda, aliado a uma visita à fábrica e realização de entrevistas com atores fundamentais (marketing, design e produção), significou uma compreensão mais aprofundada sobre as possibilidades de desenvolvimento de um novo modelo. Mantendo um diálogo entre o mundo concreto de uma empresa líder no mercado calçadista, com o mundo de significados e experiências dos objetos de desejo, por meio de autores como Daniel Miller, Rafael Cardoso, Adrian Forty e Adam Arvidsson, pretende-se apresentar uma proposta assertiva para uma nova versão do arquétipo mais tradicional da Melissa, vislumbrando aliar - no produto final - resgate, continuidade e inovação. Utilizou-se de metodologia de projeto - pelo viés do Design Thinking - de modo auxiliar com o intuito de traduzir no calçado criado um equilíbrio entre aspectos técnicos, comerciais e humanos, valorizando as relações com os usuários e reconhecendo o Design como um importante mediador dessa comunicação.
Abstract: The Research Project for Bachelor in Design at Federal University of Technology presented in this document offers the developments in new Melissa Aranha model. The studies of the company Grendene story and especially its brand Melissa, highlighting the strategies, aspects and difficulties that influenced designing shoes that are consumed for decades by people around the world. Information was gathered from magazines, company's web site, stores and news from the fashion world. All of this, thus a visit to the factory and interviews conducted in their basic areas (marketing, design and production) gave a deep comprehension which processes are covered in designing a new product and gave good ideas for creating new ones. In our case, the study of Melissa Aranha model starts with looking its formal aspects and thereafter going over its cultural role. This is done with keeping a dialogue between a concrete world of a company leader in the shoes market with the meanings and experiences of the objects of desire‟s world. In using authors such as Daniel Miller, Rafael Cardoso, Adam Arvidsson and Adrian Forty, we aim to present an alternative and a new version of the brand's most traditional archetype, trying to maintain its continuity while at the same time reaching for its innovation and improvements. Project methodology, namely Design Thinking, was thus applied to bring balance between the technical, commercial and human aspects, at the same time valuing relationships with the users and recognizing the importance of Design as a significant mediator in that communication.
Descrição: Acompanha: Melissa e design: A dona Aranha subiu pelas ‘parades’
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7691
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