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Título: Gestão de marketing das assessorias esportivas de Curitiba
Título(s) alternativo(s): Marketing management of sports advisory services in Curitiba
Autor(es): Jurowski, Igor Alexander
Orientador(es): Maoski, Ana Paula Cabral Bonin
Palavras-chave: Esportes - Administração
Marketing
Redes sociais
Educação física
Marketing
Sports administration
Social networks
Physical education and training
Data do documento: 24-Mai-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: JUROWSKI, Igor Alexander. Gestão de marketing das assessorias esportivas de Curitiba. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Com o grande interesse da população por atividades físicas, uma das consequências foi o surgimento de vários espaços ofertando serviços para esses fins. As assessorias esportivas encaixam-se nesse contexto oferecendo ao seu consumidor uma alternativa em detrimento a tanta concorrência. Consonante a isso, a importância da gestão destas instituições, assim como suas estratégias de marketing, tornam-se fundamentais para a consolidação da empresa neste mercado. Desta maneira, este trabalho elucidou como se configura a gestão de marketing das assessorias esportivas da cidade de Curitiba. Enquanto procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, que contou com a participação de 22 assessorias esportivas da capital paranaense através do preenchimento de um questionário. Em posse das respostas, constatamos que as assessorias são geridas, em sua maioria, por profissionais de educação física e, em relação ao marketing, as parcerias e as redes sociais são vistas como as principais estratégias utilizadas para adesão e aderência de clientes. Ainda, a diversificação de métodos de treinamentos oferecidos também se mostra como uma mais-valia na hora de atrair um novo cliente, concluindo assim, a tríade mais usada pelas assessorias curitibanas em sua gestão de marketing.
Abstract: With the great interest of the population for physical activity, one of the consequences was the emergence of several spaces offering services for these purposes. The sporting advisories are fit in that context offering to his/her consumer an alternative in detriment the so much competition. Consonant to this, the importance of managing these institutions, as well as their marketing strategies, become fundamental to the consolidation of the company in this market. In this way, this work elucidated how the marketing management of the sports advisory services of the city of Curitiba is configured. As methodological procedures, it is an exploratory research and descriptive, which included the participation of 22 sports advisors of state capital through a questionnaire filling. In possession of the answers, we verified that the advisors are managed mostly by professionals in physical education and, in relation to marketing, partnerships and social networks are seen as the main strategies used for membership and customer adherence. Still, the diversification of training methods offered also shown as an asset in attracting a new customer, thus concluding, the triad most used by curitibanas advisors in their marketing management.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7890
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