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Título: Proposta de um questionário para avaliar o comportamento sedentário em universitário
Título(s) alternativo(s): Proposal of a questionnaire to evaluate the sedentary behavior in university students
Autor(es): Estevão, Camila Renata
Orientador(es): Fermino, Rogério César
Palavras-chave: Pessoas sedentárias
Estudantes universitários
Questionários - Metodologia
Educação física
Sedentary people
College students
Questionnaires - Methodology
Physical education and training
Data do documento: 24-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ESTEVÃO, Camila. Proposta de um questionário para avaliar o comportamento sedentário em universitário. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Introdução: O comportamento sedentário é entendido como atividades com gasto igual ou menor a 1,5 equivalentes metabólicos (METs) em posição sentada, deitada ou reclinada. Este comportamento pode potencializar os fatores de riscos por diversas doenças. Tem-se observado que, os universitários realizam constantemente comportamentos de baixo gasto calórico, em suas atividades diárias, e estudos com essa população são escassos no Brasil. Objetivo: O objetivo do estudo foi propor um questionário para avaliar o comportamento sedentário em universitários. Métodos: O estudo caracterizou-se por ter delineamento transversal, observacional de uma Universidade Federal. Participaram desse estudo 14 universitários. O questionário para avaliar o comportamento sedentário foi descrito após seguir cinco fases de elaboração. Foi questionado o tempo e os dias da semana que o universitário passa em comportamentos sedentários nos domínios da ocupação, lazer e deslocamento. Resultados: As medianas do tempo em horas em exposição ao comportamento sedentário foram maiores para o sexo feminino comparado ao masculino, nos domínios da ocupação 28 horas, lazer 33 horas e deslocamento seis horas por semana. Conclusão: A maioria dos questionários validados que avaliam o comportamento sedentário só utilizam o tempo de tela (televisão, videogame e computador) como critério de avaliação, dificultando a investigação dos demais comportamentos. Estudos futuros são necessários para validar as medidas autoreportadas e permitir padronização dos questionários que avaliam o tempo exposto ao comportamento sedentário.
Abstract: Sedentary behavior is understood as activities with an expenditure equal to or less than 1.5 metabolic equivalents (METs) as sitting, lying or reclining position. This behavior may potentiate risk factors for various diseases. It has been observed that university students are constantly performing behaviors of low caloric expenditure in their daily activities, and studies with this population are scare in Brazil. Objective: The aim of the study was to propose a questionnaire to evaluate sedentary behavior in university students. Methods: The study was characterized by cross-sectional, observational design of a Federal University. Participated 14 university students. The questionnaire to assess sedentary behavior was described after five stages of preparation. It was questioned the time and days of the week that the university passes in sedentary behaviors in the domains of occupation, leisure and commuting. Results: The medians of time in hours exposed to sedentary behavior were higher for females compared to males, in the areas of occupancy 28 hours, leisure 33 hours and displacement six hours. Conclusion: Most validated questionnaires that assess sedentary behavior only use screen time (television, videogame and computer) as an evaluation criterion, making it difficult to investigate other behaviors. Future studies are needed to validity self-reported measures and standardize the questionnaires that assess the time exposed to sedentary behavior.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7917
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