Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7951
Título: Relação entre estado nutricional, nível de atividade física e tempo de televisão de escolares do município de Curitiba
Autor(es): Keppen, Jessica Andreane
Orientador(es): Schnieder, Carlos Eduardo da Costa
Palavras-chave: Televisão e crianças
Aptidão física em crianças
Aptidão física - Aspectos nutricionais
Obesidade em crianças
Television and children
Physical fitness for children
Physical fitness - Nutritional aspects
Obesity in children
Data do documento: 3-Out-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KEPPEN, Jessica Andreane. Relação entre estado nutricional, nível de atividade física e tempo de televisão de escolares do município de Curitiba. 2012. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: A sociedade moderna vem se adaptando aos avanços tecnológicos que afetam diretamente no estilo de vida das pessoas e, em especial, das crianças. Estudos mostram que estas dedicam em média mais que 2,5 horas diárias assistindo televisão, podendo conduzir ao sedentarismo na infância. Este estudo tem como objetivo analisar os níveis de atividade física de crianças, estudantes da rede de ensino pública do estado do Paraná, no município de Curitiba, e relacionar com o tempo dedicado frente à televisão. A amostra foi constituída por 85 crianças (43 meninos e 42 meninas) com idades média de 10,35±0,48, todos os alunos da 5ª série do turno da tarde. Para tanto, foi considerada a abordagem através de questionário de atividade física para crianças (PAQ-C) e dados antropométricos (IMC). Conforme o critério de sedentarismo pelo escore do PAQ-C (< 3,0), as médias dos escores do foram de 2,46±0,52 para meninos e 2,71±0,58 para meninas, ambos os grupos foram classificados como sedentários. A média em relação à TV foi de 3,00±1,82 horas diárias assistindo televisão, corroborando com a literatura. A população do estudo apresentou uma melhora do nível de atividade física comparado com outras populações. O IMC médio para meninos e meninas foi de 19,83±4,74 e 20,55±5,89 respectivamente, colocando em classificação de sobrepeso o gênero masculino e normal para o feminino. Não foram encontradas relações entre nível de atividade física, dados antropométricos e tempo de televisão. Pode-se concluir que apesar da quantidade de horas destinada a assistência de televisão encontrar-se na média encontrada por Bordes et al. (2007), essa não interferiu na nível de atividade física, assim como a população do estudo apresentou uma melhora no nível de atividade física comparado com outras populações, sugere então estudos longitudinais para monitoramento do sedentarismo nessa população, ao decorrer da juventude.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7951
Aparece nas coleções:CT - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEFI_2012_1_03.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.