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Título: Efeitos da adição de cimento e de cal em um solo da região de Curitiba para fins de pavimentação
Título(s) alternativo(s): Effects of cement and hydrated lime addition on a soil from the Curitiba region for pavements
Autor(es): Sales, Andrei Wickroski
Ribeiro, Daniel Donadi
Nery, Kaio Dias
Orientador(es): Johann, Amanda Dalla Rosa
Palavras-chave: Solos - Agregação
Cimento
Pavimentos
Resistência de materiais
Solos - Composição
Sedimentos (Geologia)
Engenharia civil
Soil-binding
Cement
Pavements
Strength of materials
Soils - Composition
Sediments (Geology)
Civil engineering
Data do documento: 4-Jul-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SALES, Andrei Wickroski; RIBEIRO, Daniel Donaldi; NERY, Kaio Dias. Efeitos da adição de cimento e de cal em um solo da Região de Curitiba para fins de pavimentação. 2017. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Em vista da necessidade de mitigar os impactos ambientais e reduzir o uso dos recursos naturais com a exploração de jazidas para construção de fundações de obras viárias, a viabilidade da utilização do material original disponível figura grande importância. O melhoramento das qualidades mecânicas do solo original através de adições de aglomerantes dispensa a troca de material de suporte, podendo haver assim, uma grande economia para a execução da obra. Tal alternativa se justifica pelo fato de que em geral a movimentação de solos representa grande ônus monetário para empreendimentos viários. O objeto de estudo deste trabalho é um solo sedimentar da região de Curitiba, pertencente à Formação Guabirotuba. Para o material, será testada a adição de cimento em determinados teores e analisada sua resistência mecânica a fim de comparação com análise realizada no mesmo solo acrescido de cal hidratada. Os resultados obtidos demonstram uma considerável melhora das condições mecânicas das misturas em relação ao solo natural, destacando contudo, a melhor eficiência para as misturas de solo-cimento.
Abstract: In view of the need to mitigate environmental impacts and reduce the use of natural resources through the exploitation of deposits aimed to road works foundations, the feasibility of using the original material available is of great importance. The mechanical qualities improvement on the original soil through additions of binders does not require the exchange of support material, which can thus mean a great reduction on the works execution budget. This alternative is justified by the fact that, in general, the transport of soils represents a great monetary burden for road projects. The study object of this work is a sedimentary soil from the region of Curitiba, belonging to the Guabirotuba formation. For the material, it will be tested the addition of cement at certain levels for the analysis of its mechanical resistance in order to compare with the same study performed on the soil with the addition of hydrated lime. The results obtained demonstrate a considerable improvement on the condition of the mixtures in comparison to the natural soil, highlighting however, the greater efficiency achieved by the soil-cement mixtures.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8064
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