Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/807
Título: O design gráfico tropicalista e sua repercussão nas capas de disco da década de 1970
Autor(es): Oliveira, Cauhana Tafarelo de
Orientador(es): Queluz, Marilda Lopes Pinheiro
Palavras-chave: Tropicalismo (Movimento cultural)
Artes gráficas
Registros sonoros - Capas
Comunicação visual
Tecnologia
Tropicália
Graphic arts
Sound recordings - Album covers
Visual communication
Technology
Data do documento: 18-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Cauhana Tafarelo de. O design gráfico tropicalista e sua repercussão nas capas de disco da década de 1970. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: A pesquisa buscou investigar o Tropicalismo (1967-1968) e analisar de que forma sua linguagem gráfica repercutiu nas capas de disco de 1969 a 1978, ou seja, nos dez anos seguintes ao término oficial do movimento. A dissertação procurou pensar nas características estéticas e culturais presentes nos projetos gráficos, considerando o contexto histórico desses anos, as propostas da canção tropicalista, tal como as influências entre as sonoridades e visualidades do período. Para isso, foram estudadas as capas de disco do Brasil da segunda metade dos anos de 1960, com ênfase na Tropicália. Foram selecionadas dez capas de discos do período posterior, com o intuito de estabelecer comparações e discutir as principais referências. Foi desenvolvida uma análise visual com base na semiótica peirceana - a partir da proposta de Martine de Joly (2006) - de capas de eixos fonográficos diversos de 1969 a 1978, apontando de que maneira construiu-se um diálogo entre o design tropicalista e as peças selecionadas. A partir disso, foi possível verificar que o Tropicalismo teve significativa importância para a criação e implantação de uma nova linguagem visual no design brasileiro e influenciou, em diferentes aspectos, o desenvolvimento de capas de disco da década posterior.
Abstract: The research sought to investigate the Tropicalismo (1967-1968) and analyse how its graphic language reflected in the album covers from 1969 to 1978, in other words, in the ten years following the official end of the movement. The dissertation attempted to think about the esthetic and cultural characteristics present in graphic projects, considering the historical context of those years, the proposals of the Tropicália’s songs and the influences between sounds and visualities of period. Thus, the research was studied the album covers of Brazil in the second half of the 1960s, with an emphasis on Tropicália. Ten album covers of the period subsequent were selected, to compare and discuss the main references. It was developed a visual analysis based on Peircean semiotic - from the proposed of Martine Joly (2006) - of album covers of different phonograph axes from 1969 to 1978, pointing how was constructed a dialogue between Tropicalismo’s design and the selected pieces. From this, it was possible to verify that the Tropicalismo had significant importance for the creation and implementation of a new visual language in Brazilian design and influenced, in different aspects, the development of album covers in the next decade.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/807
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Oliveira, Cauhana Tafarelo de_2014.pdf4,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.