Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8100
Título: Estudo de compressibilidade de um solo da formação Guabirotuba estabilizado com cal
Autor(es): Cunha, Guylherme Henrique Rodrigues Itiberê da
Orientador(es): Izzo, Ronaldo Luis dos Santos
Palavras-chave: Cal
Recalque de estruturas
Estrutura do solo
Mecânica do solo
formação geológica
Engenharia civil
Lime
Settlement of structures
Soil structure
Soil mechanics
geological formation
Civil engineering
Data do documento: 24-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CUNHA, Guylherme Henrique Rodrigues Itiberê da. Estudo de compressibilidade de um solo da formação Guabirotuba estabilizado com cal. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: O solo é um dos principais materiais para a construção civil, sendo o material de base das edificações e estruturas de grande porte, como pontes, aeroportos, túneis, hidroelétricas, estradas, dentre outras obras. No entanto, nem sempre o solo presente no local apresenta as características adequadas para a sua utilização. O conhecimento das potencialidades dos materiais encontrados na região, ou mesmo as limitações destes materiais na natureza é uma forma de identificar o comportamento do material a ser utilizado, além de possibilitar, por meio dessas investigações e pesquisas científicas, a apresentação de soluções mais viáveis economicamente para a utilização das camadas dos solos. Uma das alternativas para solucionar os problemas relacionados à baixa qualidade do solo é o melhoramento do solo, existente no local da obra, com o aglomerante cal, denominado tecnicamente como mistura solo-cal. Desta forma, este trabalho objetiva avaliar o efeito da adição de cal calcítica hidratada CH-III, nos teores de 3%, 6%, 8% e 16%, em amostras de solo da Formação Guabirotuba, que abrange a região de Curitiba, para verificar o comportamento do material utilizado com relação ao processo de adensamento unidimensional, através do ensaio de compressão edométrica. Neste trabalho verificou-se que os solos contendo 6% e 8% de cal apresentaram reduções imediatas nos recalques devido à aplicação de tensões normais, em misturas feitas sem tempo de cura, e constatou-se, também, que em longo prazo o solo contendo 16% de cal pode oferecer resultados satisfatórios com relação ao deslocamento vertical ocorrido devido à aplicação de tensões normais ao solo quando comparado com solo sem adição de cal.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8100
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COECI_2016_1_06.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.