Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8440
Título: Energy harvesting de radiofrequência para soluções de internet das coisas
Título(s) alternativo(s): Radiofrequency energy harvesting for internet of things solutions
Autor(es): Gonçalves, Felipe Gabardo
Nascimento, Gustavo Veshagem
Valio, Lucas Porto
Orientador(es): Verastegui, Thomaz Milton Navarro
Palavras-chave: Energia - Fontes alternativas
Radiofrequência
Colheita de energia
Antenas (Eletrônica)
Renewable energy sources
Radio frequency
Energy harvesting
Antennas (Electronics)
Data do documento: 31-Mai-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GONÇALVES, Felipe Gabardo; NASCIMENTO, Gustavo Veshagem; VALIO, Lucas Porto. Energy harvesting de radiofrequência para soluções de internet das coisas. 2019. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019.
Resumo: A busca por fontes de energia limpas e renováveis se mostra cada vez mais necessária em um mundo consciente de que o uso desenfreado de derivados de petróleo ou outra fonte poluidora qualquer tem consequências graves para o meio ambiente. Uma solução que se mostra efetiva para suprir esse problema em dispositivos de baixo consumo energético é o Energy Harvesting, visto que faz uso de fontes disponíveis em abundância no meio urbano. Nesse contexto, este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido com objetivo de testar a viabilidade de captar ondas de rádio e transformar em energia útil. O resultado foi animador, uma vez que conseguimos fazer a prova conceitual e prática do processo de energy harvesting para radiofrequência utilizando frequência próxima aos 900 MHz. A fim de diminuir o tamanho da antena, viabilizando a integração em circuitos wearable ou sensores e possibilitar o aumento do ganho da antena tornando-a direcional, a frequência foi aumentada para mais de 5 GHz, o que trouxe diversas complicações, tais quais, encontrar componentes comerciais capazes de operar nessa ordem de frequência, grandes perdas de potência para o meio e trilhas muito pequenas para serem feitas à mão nas antenas. Quando comparados aos resultados da captação de energia para frequências mais baixas a diferença de desempenho é perceptível em favor desta, porém, o resultado se mostrou promissor em ambos os casos.
Abstract: A busca por fontes de energia limpas e renováveis se mostra cada vez mais necessária em um mundo consciente de que o uso desenfreado de derivados de petróleo ou outra fonte poluidora qualquer tem consequências graves para o meio ambiente. Uma solução que se mostra efetiva para suprir esse problema em dispositivos de baixo consumo energético é o Energy Harvesting, visto que faz uso de fontes disponíveis em abundância no meio urbano. Nesse contexto, este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido com objetivo de testar a viabilidade de captar ondas de rádio e transformar em energia útil. O resultado foi animador, uma vez que conseguimos fazer a prova conceitual e prática do processo de energy harvesting para radiofrequência utilizando frequência próxima aos 900 MHz. A fim de diminuir o tamanho da antena, viabilizando a integração em circuitos wearable ou sensores e possibilitar o aumento do ganho da antena tornando-a direcional, a frequência foi aumentada para mais de 5 GHz, o que trouxe diversas complicações, tais quais, encontrar componentes comerciais capazes de operar nessa ordem de frequência, grandes perdas de potência para o meio e trilhas muito pequenas para serem feitas à mão nas antenas. Quando comparados aos resultados da captação de energia para frequências mais baixas a diferença de desempenho é perceptível em favor desta, porém, o resultado se mostrou promissor em ambos os casos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8440
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAELN_2019_1_04.pdf2,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.